Disputa-se nos próximos dias, mais uma edição do Vodafone Rally de Portugal, que estará nos troços de terra portugueses entre os dias 19 e 22 de maio. A Pirelli, fornecedor oficial de pneus no Mundial de Ralis, traz a Portugal 2.400 pneus.
O Rally de Portugal será o primeiro evento de terra de 2022, do Campeonato do Mundo de Ralis de 2022. Além de acolher as festividades da 50ª temporada, o Rally de Portugal será também palco da estreia da versão atualizada dos pneus de terra Scorpion KX WRC.
Portugal apresenta estradas de terra rápidas e técnicas com uma superfície inicialmente macia e arenosa, oferecendo pouca aderência para os primeiros pilotos. Com o rápido desgaste, os pilotos que se seguem terão de se preocupar com as rochas e pedras afiadas. Estas características significam que os pneus para Portugal têm de ser versáteis para oferecer altos níveis de desempenho e durabilidade. As condições meteorológicas podem também reservar algumas surpresas e tornar as estratégias de corrida mais complicadas. Neste contexto, os pneus de chuva podem desempenhar um papel fundamental.
Terenzio Testoni, responsável pelas atividades de rali da Pirelli afirma: “Portugal será o primeiro desafio disputado em terra do ano e um grande teste para as equipas e os seus novos carros, que rodarão pela primeira vez na superfície mais comum do WRC. É também a primeira oportunidade de vermos em ação os novos compostos HA e SA dos nossos pneus Scorpion KX WRC. Estes pneus combinam as aprendizagens da nossa primeira temporada no WRC, no ano passado, com as características especiais exigidas pelos mais recentes carros Rally1. A base dura e rochosa das etapas portuguesas significa que o composto duro será a principal escolha, mas também podemos esperar que o pneu macio seja popular para a primeira passagem das etapas e especialmente se chover. É possível que Portugal seja uma incógnita no que às condições climáticas diz respeito o que, juntamente com as exigências da superfície, fará deste um bom teste geral para os pneus.”
Pirelli em números
A Pirelli vai transportar cerca de 2400 pneus para Portugal, 520 dos quais são destinados para a classe superior dos carros Rally1.
Cada piloto do Rally1 pode utilizar até 28 pneus durante o rali, incluindo no shakedown. Uma nova regra para os eventos de gravilha de 2022 significa que cada piloto pode escolher quatro pneus extra de qualquer composto, antes do shakedown, além da alocação padrão.
A Pirelli também vai transportar pneus para os carros do WRC2, disponbilizando 26 pneus para cada carro desta categoria. A marca italiana vai transportar, adicionalmente, 210 pneus para os pilotos do Junior WRC.