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Pós-Venda – Resultados do inquérito: “Os desafios das oficinas de automóveis em Portugal”

20 Abril, 2024

Numa altura de grandes alterações no modelo do negócio automóvel, na sua generalidade, as oficinas de automóveis, sobretudo as independentes multimarca, enfrentam desafios gigantes aos quais terão que dar resposta se se quiserem manter de portas abertas.

Mais uma vez a revista PÓSVENDA elaborou um grande inquérito às oficinas de automóveis em Portugal. Foram 223 as oficinas que o responderam, aceitando a nossa solicitação (e de alguns parceiros), o que nos permitiu recolher e tratar os dados que nos dão a oportunidade de caracterizar os desafios que as atuais oficinas, nomeadamente as independentes, estão a enfrentar e vão enfrentar, mas também desmitificar algumas ideias que se tentam instalar no setor do pós venda e que aqui se prova a verdadeira realidade das mesmas. Porém, o grande objetivo deste inquérito foi mesmo perceber quais são hoje os principais desafios e tendências das oficinas de automóveis em Portugal, e tentar detalhar, com as respostas das oficinas, alguns desses desafios e tendências.

A interpretação dos dados obtidos pelas 223 respostas é feita de uma forma muito direta e simplificada, acompanhada de algumas considerações que resultam de uma análise cruzada dos dados obtidos, mas caberá a cada um dos leitores retirar as suas conclusões.

CARACTERIZAÇÃO DO TIPO DE OFICINA
Foram 223 oficinas que responderam a este inquérito, sendo que a grande maioria das oficinas são de mecânica (86%), embora cerca de um terço faça também o serviço de chapa e pintura. A exemplo de outros inquéritos que a PÓS-VENDA realizou, recebemos respostas de oficinas de todos os distritos e regiões de Portugal Continental e Ilhas, existindo uma relação direta entre o número de oficinas que responderam por distrito e o parque automóvel circulante nesses distritos.

OPINIÃO DAS OFICINAS
Ouvir o que as oficinas dizem é muito importante para perceber melhor como se dinamiza o pós-venda em Portugal. Na PÓS-VENDA sempre gostámos de ouvir o que nos dizem as oficinas e transmitir isso a todo o setor pósvenda através das nossas plataformas de comunicação. Aqui fica um resumo, na primeira pessoa, sobre o que as oficinas pensam sobre o setor em que atuam.

A TODA A VELOCIDADE
Santarém, Mação
Há muitas oficinas legais e clandestinas, que não sabem trabalhar e por isso fazem preços baixos.

AMARO AUTOSERVICE
Porto, Vila do Conde
Está tudo errado, o negócio de uma oficina atualmente é uma forma de se empobrecer alegremente fazendo aquilo que se gosta.

ANDRÉ RENATO GOMES
Braga, Gondizalves
Muita coisa temos para mudar no ramo. Hoje em dia uma oficina pequena não consegue combater, por exemplo, o acesso que os clientes particulares têm a peças ao preço que o mecânico as compra no dia a dia no seu fornecedor.

ANTONIO DELFINO
Beja, Ourique
Carga fiscal muito elevada, carteira de clientes cada vez mais complicada, qualidade do material cada vez mais fraca e muita concorrência desleal.

AUTO ARCA D´ÁGUA 2, LDA
Porto, Valongo
O negócio está cada vez mais exigente, exigindo um maior controlo de custos. Continua a haver muita concorrência desleal. O cliente procura qualidade, mas “troca” rapidamente de oficina se o preço for mais barato.

AUTO AVENIDA DA ESTAÇÃO, LDA
Braga, Barcelos
Na minha opinião o que está mal é exigirem, e bem, formação, seguros, ordenados elevados, e todos os custos logísticos de operação, e depois as casas de peças venderem o material aos mecânicos para trabalharem em casa, não pagarem impostos, e ganham muito mais que as empresas que lhes dão trabalho… roubando os clientes e influenciando o setor.

AUTO BREJO
Castelo Branco, Covilhã
Não existe fiscalização a serviços ilegais tipo: remoção de filtro de partículas ou outros sistemas de antipoluição. Isso coloca o bom técnico em desvantagem.

AUTO CARVIDE LDA
Leiria, Leiria
A crescente criação de plataformas por todas as entidades com que nos relacionamos obriga termos de contratar mais não produtivos e dessa forma fica reduzida a margem que libertamos.

AUTO ELECTRO PICOTENSE LDA
Leiria, Leiria
Combate à concorrência desleal, apoio às empresas fiscalmente, redução da carga fiscal, e maior apoio da banca para fazer face às constantes exigências do mercado, pois não podemos estagnar nem é esse o nosso objetivo.

AUTO MECÂNICA SANLUISENSE,
Beja, Odemira
As oficinas têm bastantes custos ambiente e etc., e depois são bombardeados com visitas da GNR enquanto há bastante concorrência desleal que trabalham ilegalmente não pagam impostos, recolhas, etc.

AUTO PLENO
Lisboa, Lisboa
Oficinas ilegais, os mecânicos que fazem gancho e é tudo sem declarar.

AUTO REPARADORA DO ALVITO
Beja, Alvito
As oficinas deviam-se unir mais para fazer turmas para possibilitar a contratação de formadores do CEPRA ou outros para a evolução.

AUTOELECTRON
Lisboa, Mafra
As empresas de reparação automóvel deviam criar uma rede para se protegerem dos clientes caloteiros ou criarem o hábito de receber uma percentagem do valor do orçamento antes da reparação.

AUTOINDIA
Lisboa, Loures
O maior desafio é a contratação de técnicos.

AUTOJOFER
Lisboa, Sintra
As Oficinas deviam ser reguladas pelo Estado, terem uma regulamentação própria para se poder acabar com a concorrência desleal, fuga aos Impostos. Todas as Oficinas deviam praticar de forma equivalente todas as exigências ambientais que regulam o nosso sector.

BESTCONFORT
Porto, Maia
O que está mal: a forte concorrência desleal. Desconto das peças originais cada vez mais reduzido. De resto está tudo bem!!!! É trabalhar com bons parceiros.

CARLOS GOUVEIA UNIPESSOAL
Guarda, Seia
Falta de mão de obra. Falta de fiscalização na concorrência desleal. Falta de informação e cedência técnica por parte das marcas automóveis.

CARLOS MANUEL & SILVA
Viseu, Armamar
Pouca informação e formação técnica e preços elevados dos mesmos.

CASA DE PNEUS SETUBALENSE
Setúbal, Setúbal
Obrigar as grandes empresas do sector de reparação automóvel a fechar aos domingos e feriados.

CÉSAR MANUEL CHAVES VIEIRA
Setúbal, Moita
Os apoios as pequenas e médias empresas pelo estado, pois pequenas empresas não conseguem contratar funcionários.

EDUARDO A. GONÇALVES
Bragança, Mirandela
Melhorar a gestão oficinal; ajustar o preço praticado tendo em atenção todos os custos operacionais. Fazer mais formação, além da técnica.

EXPOPNEU
Lisboa, Sintra, Amadora
O que está bem ainda em Portugal é a rapidez e a variedade de peças. Mais acesso a diagnósticos mais completos e informação de avarias. Em relação aos pneus, existe um tipo de “cartelização dos preços dos revendedores”. Procuramos em cinco grandes sites portugueses os preços são os mesmos. Diferença de cêntimos. Porque têm acesso à base de dados de outros e copiam preços. Não concordo com esse tipo de estratégia.

FÁTIMA AZEVEDO CARVALHO,
Faro, Lagos
Diminuição da carga fiscal. Imposições ambientais descabidas. Oficinas clandestinas a aumentarem.

FÓRMULA POPULAR, LDA
Funchal, Funchal
Falta formação técnica na Madeira.

FRANCISCO ANTUNES, LDA
Porto, Santo Tirso
Muitas casas de peças, vendem as peças a um consumidor ao mesmo preço que vendem a uma oficina.

FRANCISCO GASPAR
Santarém, Tomar
Concorrência desleal, muito mecânico a trabalhar em casa.

HENDO
Porto, Paredes
Mais fiscalização sobre negócios paralelos.

INTERPALACIO, LDA
Porto, Porto
Um dos grandes problemas que a oficina enfrenta é o pagamento por parte das companhias de seguros, o Modus Operandi haveria de mudar, a partir do momento que o serviço é realizado deveria ser obrigatório o pagamento imediato por parte da companhia.

JAIME & RODRIGUES
Aveiro, Anadia
Em virtude da nossa oficina ser de assistência a camiões e representando nós uma marca, nota-se cada vez mais as dificuldades dos clientes (transportadores) em conseguir pagar atempadamente as faturas, assim como as exigências, cada vez maiores e em todos os aspetos, da marca que representamos, tendo em conta também os clientes pretenderem já fazer muitos serviços em casa, utilizando inclusive “concorrência desleal”.

JOSÉ ALBINO FERNANDES
Faro, Loulé
Um dos grandes desafios é tentar inverter a ideia que as oficinas e os mecânicos querem enganar. Existe atualmente muitas pessoas que são enganadas na compra de uma viatura usada e a partir daí começa a desconfiança.

JOSÉ MANUEL CUNHA DA FONSECA & C.
LDA. Porto, Felgueiras
Elevados custos operacionais, demasiada complexidade na electrónica e exigências legais.

JR AUTOMÓVEIS
Braga, Vila Verde
Está mal as casas de peças fazerem desconto ao particular por isso cada vez mais aparecem com as peças.

KËANUR
Lisboa, Cascais
A concorrência devia medir em igualdade de circunstâncias entre oficinas, acho que devíamos caminhar para uma melhor relação entre oficinas onde todos seríamos beneficiados e também os clientes.

LHSAUTO
Coimbra, Coimbra
O maior desafio que encontro, é na parte do diagnóstico, cada vez mais nos carros mais recentes as marcas estão a fechar o acesso as multimarcas, o que nos torna mais complicado para a resolução dos problemas sem recorrer a marca.

M MARQUES & M LEITE, LDA (AUTOMARQUES)
Porto, V.N. Gaia
O sector deveria ser mais apoiado no sentido de haver mais fundos comunitários para as empresas com o CAE 45200 se modernizarem e prepararem-se para a nova geração de viaturas mais verdes e comunicantes.

M&N AUTOCERVICE
Madeira, Ponta do sol
Os clientes cada vez mais querem melhores preços e melhor qualidade.

MANUEL MATOS, UNIP, LDA,
Viana do Castelo, Viana do Castelo O que está mal é a concorrência desleal.

MARCOLINO ALVES MIGUEL LDA,
Aveiro, Aveiro
Temos de manter/aumentar o conhecimento automóvel para estarmos mais seguros no que fazemos e transmitir essa segurança.

MARTINS & FERREIRA, LDA,
Viseu, Mortágua
Acabar a concorrência desleal, os fornecedores de peças deviam deixar de fazer o mesmo preço aos particulares que fazem ás oficinas.

MCOUTINHO BOMCAR
Coimbra, Coimbra
Existência de um número elevado de ações técnicas de recolha de viaturas, sem stock de peças necessárias no fabricante.

MDORIA
Braga, Vila Verde
O maior desafio é sem qualquer dúvida a contratação de mão de obra qualificada.

METRALHA CAR, LDA
Coimbra, Condeixa-a-nova
A concorrência desleal é o maior problema devia ser proibido vender peças a consumidor final.

MOTO ADÃO E MARQUES
Leiria, Peniche
Difícil cumprir com todas as obrigações exigidas pelo estado a nível ambiental e financeiro.

MT AUTOSERVICE
Lisboa, Cascais
Maior controlo por parte das autoridades sobre o mercado paralelo.

NEGRELCAR, LDA
Porto, Santo Tirso
Concorrência desleal, salários elevados em relação ao preço de venda hora.

NORBERTO A A COSTA
Porto, Felgueiras
O que pode mudar: as casas de peças e supermercados deixarem de vender acessórios auto a não profissionais do sector.

OFICINAVENUE, LDA
Porto, Maia
Pontos a melhorar nas oficinas: Atendimento ao cliente, transparência, agendamento eficiente, equipas qualificadas, limpeza e organização e sustentabilidade.

ONESHOP
Leiria, Lisboa, Meirinhas, Vila Franca de
Xira
O grande desafio é a falta de mão de obra. Temos tentado a criação de protocolos com as escolas técnicas ou profissionais, mesmo assim não tem tido grandes afluência perante a camada jovem. Devemos lutar contra a imagem que as pessoas têm, sobre o que são oficinas.

PG AUTO
Castelo Branco, Fundão
Numa empresa que já tenha 3 ou mais produtivos, é necessário já mais de que um rececionista e administrativo, os clientes fazem-nos despender muito tempo na orçamentação, apresentação de diversas possibilidades de reparação, acompanhamento da reparação e na entrega da viatura.

PNEUFURADO
Lisboa, Sintra
A valorização da profissão e da indústria, que é olhada sempre com desconfiança e com baixa credibilidade. Faz com que, em primeiro lugar, o cliente esteja desconfiado e questionando tudo e não atrai novos trabalhadores/jovens para a profissão que não é valorizada. Outro dos grandes problemas é a concorrência desleal, oficinas ilegais, técnicos das “concessões” que fazem os “ganchos”!

RETROCAL, LDA
Lisboa, Oeiras
A formação e informação é muito importante embora em oficinas mais pequenas se torne difícil despender de um elemento nas horas de expediente.

REVELCAR LDA
Faro, Loulé
Um dos grandes desafios diários são clientes incompreensíveis, os que não compreendem o porquê de por vezes as viaturas estarem algum tempo a aguardar por material que custa a
chegar.

RMIX AUTO
Braga, Braga
Menos impostos ao Estado; Desconto nas peças praticado pelos fornecedores a um particular.

ROCHA & BRANCOS, LDA
Viana do Castelo, Caminha A incerteza do mercado automóvel, a desinformação acentuada nas redes sociais e a constante não verdade na eletrificação.

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Este inquérito teve o patrocínio de:

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