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Primeiro pneu com certificação FSC é da Pirelli

21 Maio, 2021

A Pirelli é a primeira empresa do mundo a produzir uma linha de pneus com certificação FSC (Forest Strewardship Council) para o BMW X5 xDrive45e Plug-in-Hybrid.

Estes pneus são fabricados com borracha natural e rayon cuja produção é certificada por esta organização não governamental, representando um importante passo em termos de sustentabilidade.

A certificação FSC atesta que as plantações são geridas de modo a preservar a diversidade biológica e promovem a vida das pessoas e dos trabalhadores locais, ao mesmo tempo que garante a sustentabilidade económica. O complexo processo de verificação do FSC certifica que os materiais são identificados e separados dos não certificados, ao longo da cadeia de produção, desde as plantações até aos fabricantes de pneus.

O Pirelli P Zero é o primeiro pneu com certificação FSC do mundo e será produzido no tamanho 275/35 R22 (para o eixo dianteiro) e 315/30 R22 (para o eixo traseiro) exclusivamente para o BMW X5 xDrive45e Plug-in-Hybrid*. A segunda geração deste modelo combina um motor de seis cilindros em linha, de três litros, com a tecnologia BMW TwinPower Turbo com a quarta geração da tecnologia BMW eDrive. É capaz de entregar um total de 290 kW/394 cv e um torque máximo de 600 Nm, permitindo também um alcance com propulsão 100% elétrica entre 77 e 88 km (WLTP). O BMW Group conduziu uma certificação completa das emissões de CO2 correspondentes ao ciclo de vida completo do modelo, desde a obtenção da matéria-prima até à sua utilização e posterior reciclagem, passando pela definição da cadeia de abastecimento e a sua produção.

Este P Zero foi desenvolvido seguindo a estratégia Pirelli Perfect Fit, dando resposta aos requisitos de desempenho do fabricante alemão sem renunciar à filosofia “verde” deste veículo de propulsão híbrida. O pneu será produzido exclusivamente na fábrica da Pirelli em Roma, Geórgia, EUA, e o seu desenho teve em consideração os objetivos de sustentabilidade ambiental. Inclui a redução da resistência ao rolamento (classificação ‘A’ na etiqueta energética europeia), o que permite mitigar o consumo de combustível e as emissões, ou a redução dos níveis de ruído gerados durante o rolamento.

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