Ver todas

Back

Projeto H2Accelerate promove a implantação de camiões a hidrogénio na Europa

17 Dezembro, 2020

A Daimler Truck, Iveco, OMV, Shell e o Grupo Volvo comprometeram-se a trabalhar juntos para ajudar a criar as condições para a implantação de camiões a hidrogénio na Europa, sob o projeto H2Accelerate.

Os participantes do H2Accelerate acreditam que o hidrogénio é um combustível essencial para a descarbonização completa dos camiões. O H2Accelerate é um acordo de colaboração assinado entre os participantes sob o qual trabalharão juntos para:
• procurar apoio público para financiar projetos pré-comerciais iniciais para ativar o mercado no caminho para uma implantação de mercado de massa;
• comunicar sobre a viabilidade técnica e comercial do transporte por camiões movidos a hidrogénio em escala;
• manter discussões com formuladores de políticas e reguladores para incentivar políticas que possam apoiar uma ativação sustentável e rápida do mercado de transporte rodoviário de longo curso com emissões zero.

Os participantes esperam que a implementação em grande escala de camiões movidos a hidrogénio crie novas indústrias: instalações de produção de hidrogénio de carbono zero, sistemas de distribuição de hidrogénio em larga escala, uma rede de postos de abastecimento de elevada capacidade para hidrogénio líquido e gasoso e a produção de camiões movidos a hidrogénio. Os participantes no projecto H2Accelerate acreditam que os investimentos alinhados em todo o sector, ao longo da década de 2020, permitirão criar as condições para a implantação em massa do mercado de transportes pesados a hidrogénio, fundamentais para atingir os objectivos europeus de zero emissões líquidas até 2050.

As estimativas apontam para que o escalonamento da produção ao longo de uma década atraia grupos de clientes dispostos a assumir um forte empenho no transporte a hidrogénio, logo desde o início. Prevê-se que essas frotas operem em grupos regionais e ao longo dos corredores europeus de alta capacidade, com uma boa cobertura de postos de abastecimento. Durante a década, esses clusters podem ficar interligados, de modo a construir uma rede verdadeiramente pan-europeia.

No H2Accelerate, os participantes contam poder trabalhar em conjunto na obtenção de financiamentos para projectos pré-comerciais antecipados durante a primeira fase de lançamento. Paralelamente, os participantes irão trabalhar no sentido de obter o envolvimento de responsáveis políticos e entidades reguladoras, de forma a incentivar um ambiente político que ajudará a apoiar, no período subsequente, a produção em grande volume de camiões a hidrogénio e a implementação, em toda a Europa, de uma rede de abastecimento de hidrogénio de carbono zero.

PALAVRAS-CHAVE