A Toyota lidera o ranking das melhores marcas automóveis, no ranking anual da Interbrand, que analisa a força e o valor das marcas. A Volkswagen caiu na classificação fruto do “dieselgate”. Veja a lista das 14 marcas de automóveis mais valiosas de 2016.
Todos os anos a Interbrand revela quais as melhores e mais valiosas marcas do mundo, no seu ranking Best Global Brands. É importante explicar que os critérios deste ranking, que definem as melhores marcas do mundo, não passa exclusivamente por saber qual a marca que monta os melhores carros. A Interbrand analisa o valor de cada fabricante em função da solidez financeira dos seus produtos, da competitividade da marca no seu negócio e o papel que os seus produtos têm na decisão de compra dos clientes.
Sem grandes surpresas, até olhando para os rankings dos anos anteriores, na edição de 2016 a Toyota é a marca mais valiosa do mundo, surgindo no quinto lugar do ranking global, que inclui marcas de todos os setores. À frente da Toyota estão apenas, por ordem decrescente, Apple, Google, Coca Cola e Microsoft. Este ano o ranking global, que engloba as 100 melhores marcas, inclui 14 fabricantes automóveis (tal como no ano passado), com a diferença de que a Tesla entra para o último lugar da classificação (100º posto) e a Chevrolet saiu do top100.
Na maioria dos casos, os fabricantes presentes subiram posições face ao ano passado, tal como a Mercedes (9º lugar), que supera a BMW (11º lugar), enquanto a Volkswagen (40º lugar) desceu cinco lugares fruto do escândalo das emissões diesel. Dentro do mesmo Grupo, a Audi continua a subir o seu ranking (38º posto este ano, seis lugares acima face a 2015).
Best Global Brands 2016
- Toyota (5º)
- Mercedes-Benz (9º)
- BMW (11º)
- Honda (21º)
- Ford (33º)
- Hyundai (35º)
- Audi (38º)
- Volkswagen (40º)
- Nissan (43º)
- Porsche (50º)
- Kia (69º)
- Land Rover (78º)
- Mini (88º)
- Tesla (100º)
Para ver a lista completa de empresas (incluíndo todos os setores), clique neste link.