A BASF informa que as marcas de tintas Glasurit e R-M respeitam o regulamento atualizado da Comissão da UE (2020/1149) sobre di-isocianatos.
O novo regulamento REACH da UE introduz novos requisitos mínimos de formação para os trabalhadores que manuseiam di-isocianatos e misturas que contenham uma concentração de ≥ 0,1 % de di-isocianato até 24 de agosto de 2023 (2020/1149/EU). A Glasurit e R-M já informou proativamente os seus clientes e não será necessária nenhuma medida adicional. Como fabricante de tintas sustentáveis, a divisão de Coatings da BASF prioritiza continuamente a segurança laboral dos trabalhadores e, como tal, descontinuou do seu portfólio todos os produtos relacionados.
Os di-isocianatos são uma substância reativa nos vernizes e endurecedores, que a Comissão Europeia classificou recentemente como factor que contribui para efeitos na saúde dos trabalhadores que manuseiam produtos que contêm di-isocianatos. Foram identificadas possíveis irritações e sensibidade das vias aéreas e da pele prejudiciais para a saúde e que podem contribuir para asma relacionada com o trabalho, ou outras doenças no futuro.
“Após o anúncio da restrição dos di-isocianatos, a Glasurit e R-M tomou medidas imediatas, uma vez que a sustentabilidade e segurança dos clientes e colaboradores que manuseiam os produtos, são primordiais. A descontinuação na UE dos produtos que continham concentração igual ou superior a 0,1 % de di-isocianato, foi um passo muito importante. Estou muito contente pelo apoio ativo das nossas equipas, termos conseguido antecipar e adaptar rapidamente os nossos produtos em conformidade. Tal significa que os utilizadores dos nossos produtos na UE não necessitam de ter formação específica”, disse Rahel Reichmann, Responsável de Sustentabilidade, Automotive Refinish Coatings Solutions EMEA.