A Renault irá apresentar, durante o salão Solutrans, o novo Kangoo Van E-TECH.
Com uma autonomia de 300 km, em ciclo WLTP, o Novo Renault Kangoo Van E-TECH Elétrico chega com um motor de 90kW, com 245Nm de binário, e uma bateria de iões de lítio de 45 kWh, que podem ser acoplados a três diferentes tipos de carregador, para recuperar até 170km de autonomia, em 30 minutos. A bateria, localizada debaixo do piso do automóvel, não tem qualquer impacto sobre a capacidade da área de carga.
O modo Eco, que limita a potência do automóvel e a velocidade máxima, ajuda a optimizar a autonomia e é melhor utilizado quando se transporta uma carga ligeira.
O condutor pode, também, escolher três modos de travagem regenerativa:
– B1: modo regenerativo limitado, adequado para a condução em auto-estradas e vias rápidas.
– B2: modo regenerativo selecionado por defeito para uma utilização versátil e que garante uma sensação de efeito travão/motor, semelhante a uma unidade de combustão (ICE), quando se retira o pé do acelerador.
– B3: modo regenerativo máximo para ser utilizado em engarrafamentos e em estradas de montanha.
No novo Kangoo Van E-TECH Elétrico, a travagem hidráulica convencional é assistida por um sistema ARB (Adaptive Regenerative Brake System – Sistema de Travagem Regenerativo Adaptativo), que maximiza a quantidade de energia recuperada, independentemente do modo de travagem seleccionado.
A alargada gama de modos de condução e de travagem significa que os condutores podem escolher entre seis modos de condução diferentes, para um conforto e autonomia otimizados, de acordo com as condições específicas de utilização do automóvel e de tráfego.
As informações relativas aos modos de condução seleccionados, à gestão de energia eléctrica e ADAS são apresentadas num, opcional, painel de instrumentos digital, totalmente personalizável de 10 polegadas, a cores.
Para recarregar a bateria, o novo Kangoo Van E-TECH Elétrico oferece uma escolha de três tipos de carregador. O modelo padrão dispõe de um carregador Chameleon trifásico de 11kW, adequado para todos os tipos de carregamentos domésticos. Os carregadores opcionais incluem o Chameleon de 22kW, para carregamento rápido em terminais públicos, e o carregador DC de carga rápida, de 80Kw, que pode recuperar 170km de autonomia (ciclo WLPT), em 30 minutos. Com os dois carregadores opcionais, a bateria está equipada com refrigeração líquida.
A nova bateria do Kangoo Van E-TECH Elétrico leva apenas 3h50 para passar dos 15% a 100% de carga, quando ligada a uma Wallbox de 11kW e menos de 6 horas numa Wallbox de 7,4kW.
O Novo Kangoo Van E-TECH Elétrico fará a sua estreia pública no SOLUTRANS, em Lyon, que decorre entre os dias 16 e 20 de novembro. Produzido na fábrica de Maubeuge, no norte de França, será vendido em toda a Europa, a partir da Primavera de 2022.