O projeto FALCON (Flexible & Aerodynamic Truck for Low CONsumption – Camião Flexível e Aerodinâmico de Baixo Consumo), liderado pela Renault Trucks, tem como objetivo desenvolver uma combinação completa para o transporte pesado de mercadorias que demonstre um potencial ambicioso de redução do consumo de combustível e, por conseguinte, das emissões de CO2, através da inovação no design.
Este projeto conta com a participação de um consórcio constituído pelos seguintes parceiros: Renault Trucks, Faurecia, Michelin, Total, Fruehauf, Wezzoo, Benomad, Styl’Monde, Polyrim, Enogia, o IFPEN, a École Centrale de Lyon (LMFA) e o IFSTTAR (LTE; LESCOT). O projeto recebe apoio financeiro estatal através do fundo FUI Regions.
Em linha com o Optifuel Lab 1 e o Optifuel Lab 2 e, mais recentemente, o projeto Urban Lab 2 envolvendo veículos de distribuição, a Renault Trucks está neste momento a desenvolver uma nova combinação experimental concebida para consumir 13% menos combustível do que um reboque com engate standard ligado a um Renault Trucks T. A Renault Trucks prossegue, assim, a sua investigação no sentido de melhorar a eficiência energética dos camiões com semi-reboque.
Os desenvolvimentos tecnológicos têm a finalidade de obter um ROI máximo para o cliente de dois anos em condições normais de operação, e o objetivo é iniciar a produção no médio prazo. Os desenvolvimentos centram-se na aerodinâmica otimizada da combinação trator-semi-reboque, pneus de baixa resistência ao rolamento, funções de auxílio à condução e de gestão de combustível e de poupança de energia, combinadas com um grupo motopropulsor mais evoluído que utiliza um sistema de recuperação de calor Rankine de nova geração e formulações de lubrificantes otimizadas. Prevê-se que, à exceção do sistema Rankine, esta tecnologia seja integrada num veículo de demonstração e testada em condições reais em finais de 2018.
O projeto Falcon, com data de conclusão prevista para 2020, proporciona à Renault Trucks um novo laboratório sobre rodas, não só para avaliar a tecnologia conducente a reduzir ainda mais o consumo de combustível de camiões com semi-reboque, mas também como preparação para as exigências de regulamentos futuros na UE relativos a emissões de CO2 de veículos pesados de mercadorias, em conjunto com volumes, dimensões e pneus.
Para mais informações, visite www.renault-trucks.pt.