Ver todas

Back

Repsol lança nova gama de “lubrificantes” para veículos elétricos

4 Março, 2021

A Repsol pretende ser um player de destaque na mobilidade elétrica, tendo para esse efeito acabado de lançar uma nova gama de produtos destinados precisamente a veículos elétricos, designada por EV-FLUIDS.

A Repsol, na sua aposta pela mobilidade elétrica, lançou esta nova gama focada em veículos 100% elétricos que se junta à gama Hybrid que já lançou em 2019. A gama Hybrid é composta por lubrificantes de Baixa viscosidade, que reduzem as emissões de CO2 e estão desenhados para oferecer o melhor rendimento em veículos híbridos com motores de gasolina e elétricos, tanto os de ligar à corrente (PHEV) como os convencionais (HEV).

A nova gama de produtos para veículos elétricos da Repsol é composta por cinco novas linhas de produto:

  • EV-FLUIDS Complex Synth Grease. Massa sintética de longa duração recomendada para a lubrificação de rolamentos, motores elétricos e outros componentes de veículos elétricos, com propriedades lubrificantes e de condutividade especialmente desenvolvidas para conseguir uma excelente proteção e um funcionamento ótimo.
  • EV-FLUIDS Battery Thermal Fluid. Fluído dielétrico biodegradável com excelente capacidade de eliminação de calor e alta resistência à oxidação, especialmente apto para a refrigeração direta (imersão) pelo contacto direto de componentes de veículos elétricos, como baterias, motores elétricos ou inversores que requerem um bom controlo da temperatura para otimizar o seu funcionamento.
  • EV-FLUIDS Coolant Antifreeze 50%. Fluído refrigerante com excelente capacidade de eliminação de calor e resistência à oxidação a altas temperaturas. Especialmente apto para a refrigeração indireta de componentes de veículos elétricos, como baterias, motores elétricos ou inversores que requerem um bom controlo da temperatura para otimizar o seu funcionamento.
  • EV-FLUIDS Drive ATF. Lubrificante de baixa viscosidade para transmissões automáticas de veículos elétricos, desenhado para proteger do desgaste e da corrosão a engrenagens e rolamentos, com estabilidade à oxidação melhorada e excelentes propriedades dielétricas.
  • EV-FLUIDS Brake Fluid DOT 5.1. Fluído desenvolvido para travões hidráulicos de veículos modernos equipados com sistemas de controlo e ajuda à condução, como ABS, ESP ou ADAS. É especialmente adequado para veículos elétricos e híbridos devido aos seus altos pontos de ebulição (seco e húmido), baixa viscosidade e menor condutividade. Cumpre com as especificações DOT 5.1, DOT 4LV, DOT 4 y DOT 3, pelo que tem uma amplia aplicabilidade.

A gama EV-FLUIDS estará disponível nos canais habituais de distribuição da Repsol, ou seja, na ampla rede de estações de serviço que a empresa tem distribuída por toda a Península Ibérica, distribuidores oficiais e locais especializados principalmente.

Esta nova linha de produtos soma-se ao amplo catálogo de lubrificantes que a empresa multienergética tem destinados para toda a classe de veículos, desde automóveis e motos, até camiões, veículos agrícolas e barcos.

Produção

Esta nova gama de produtos será desenvolvida na unidade que a Repsol tem no Complexo Industrial de Puertollano. Depois do processo de globalização deste negócio, a produção dos lubrificantes na Repsol é articulada em 3 hubs produtivos (Puertollano, México e Indonésia), sendo Puertollano o principal, já que concentra 60% da produção.

O projeto também contou com a participação do Repsol Technology Lab, um dos centros de investigação privados mais vanguardistas da Europa, que definiu as fórmulas mais idóneas para este tipo de aplicações de lubrificantes, assim como a seleção e a adaptação das características-chave de cada um destes produtos nas aplicações às quais são dirigidos, como são o grau de viscosidade, compatibilidade com novos materiais e corretas propriedades elétricas.

Crescimento internacional

A Repsol lidera a venda de lubrificantes na Península Ibérica, com uma quota de 19% em Portugal e de 25% em Espanha, em 2020. O negócio de Lubrificantes da Repsol é o mais internacional do grupo multienergético, já que tem atividade comercial em 78 países. No ano passado, cresceu precisamente graças à sua ampla distribuição geográfica e apesar do colapso da mobilidade devido aos confinamentos decretados em todo o mundo para o combate à pandemia de Covid-19.

No ano passado, a Repsol vendeu 193.000 toneladas de lubrificantes, o que representa um crescimento de 40% face a 2015 graças a esta expansão internacional. As aquisições de 40% da empresa mexicana Bardahl, em 2018, e de 40% da United Oil, com sede em Singapura e presença na Indonésia, em 2019, representaram um passo em frente na estratégia de crescimento. Em 2020, 30% do volume vendido foi obtido através destas duas participadas. Este ano, será consolidada esta expansão internacional com foco nos mercados prioritários: Espanha, Portugal, França, Itália, Roménia, Indonésia, México, Tailândia, Colômbia, Perú e Brasil. O objetivo é alcançar vendas totais de lubrificantes de mais de 300.000 toneladas em 2025.

Mobilidade elétrica

A nova gama de produtos exclusivos para veículos e motos elétricas soma-se à aposta da Repsol na mobilidade elétrica. Atualmente, a rede pública de carregamento da Repsol é uma das infraestruturas deste tipo mais relevantes de Espanha, com mais de 250 pontos de acesso público, entre os quais se incluem 70 de carregamento rápido, a maioria situados em estações de serviço, o que posiciona a empresa multienergética como líder em carregamento rápido em estações de serviço do país.

A esta rede há que juntar a primeira estação de carregamento para veículos elétricos que incorpora armazenamento de energia em Espanha, situada numa estação de serviço da Repsol da N-I na passagem pela localidade de Tolosa, e os dois primeiros pontos de carregamento ultrarrápido da Península Ibérica, instalados durante 2019 nas estações de serviço da Repsol de Lopidana (Álava) e Ugaldebieta (Bizkaia), que permitem carregar a bateria entre cinco e dez minutos.

A empresa pretende ter, nos próximos anos, um ponto de carregamento elétrico a cada 50 km, 1.000 pontos de carregamento, aproveitando a capilaridade da sua rede de cerca de 4.000 estações de serviço na Península Ibérica.

PALAVRAS-CHAVE