As vendas globais da LIQUI MOLY atingiram os 917 milhões de euros, o que representa aproximadamente 15% de crescimento registado no ano de 2023 face a 2022. “Continuamos a crescer. Mil milhões não é o limite. Temos seriamente em mente os dois mil milhões”, dizem Günter Hiermaier e Dr. Uli Weller.
Os dois diretores, Günter Hiermaier e o Dr. Uli Weller, mostram-se muito satisfeitos com o resultado anual. Além disso, investimentos de mais de 20 milhões de euros nas unidades alemãs de Ulm e Saarlouis reforçam a produção e a logística.
“O nosso objetivo é atingir ‘mil milhões de euros de volume de negócios’ em 2025. Mas parece que vamos consegui-lo um ano mais cedo”, afirma Günter Hiermaier, confiante. Dr. Weller, colega e também ele gerente da empresa de Ulm há um ano, faz também um balanço positivo do ano de 2023: “as condições de partida eram muito complicadas. Os preços da energia, os custos logísticos e a inflação estão a afetar-nos muito. Não podemos nem queremos repercutir totalmente o aumento dos custos nos nossos clientes. Suportamos a maior parte dos aumentos de preços, por isso só nos resta poupar onde não doa a ninguém e vender mais em todo o mundo.” A LIQUI MOLY está a conseguir fazê-lo bem. Os volumes de produção e de venda estão a aumentar.
“Atingimos o limite na nossa capacidade de produção de aditivos. Mais de 18,5 milhões de latas saíram da linha de produção em Ulm. A nova expansão da nossa produção permitiu aqui um alívio. Em 2024, prevemos que sejam 22 milhões de latas”, afirma Günter Hiermaier. A produção de óleos em Saarlouis também estava quase no limite. “Os investimentos de milhões ajudam-nos a aumentar as quantidades de produção”, relata o Dr. Weller. Em 2023, a fábrica de óleos em Saarlouis produziu cerca de 94 000 toneladas de lubrificantes, mais de nove por cento mais do que em 2022. Os óleos de motor representaram a maior parte da produção, seguidos pelos óleos de caixa de velocidades. “Os nossos sistemas de enchimento de embalagens pequenas atingem o seu limite de capacidade com estas quantidades. Investimos bastante nesta área para aumentar a produção”, afirma o Dr. Weller.
De forma geral, estava à vista o limite de capacidade total da fábrica de óleos. Este limite era de 120 000 toneladas por ano. “Com um crescimento contínuo, teríamos atingido o nosso limite máximo em três anos se não tivéssemos continuado a investir na unidade”, continua o Dr. Weller.
De uma forma geral, as agulhas do especialista em lubrificantes continuam a apontar para o curso do crescimento. “Mantemos a nossa internacionalização e reforçamos as nossas filiais no estrangeiro. Aumentamos o pessoal sempre que necessário. Em 2023, criámos cerca de 50 postos de trabalho, o que corresponde a um aumento de 5 por cento”, descreve Günter Hiermaier.
A LIQUI MOLY Iberia é uma das subsidiárias mais antigas e também contribui para este crescimento global, através das vendas em Portugal e Espanha, onde mantém a curva ascendente no que diz respeito ao negócio com um salto de vendas considerável e a consolidação da rede de distribuição. O reforço da equipa também é um dos objetivos no mercado ibérico onde têm sido incorporados novos elementos ao longo dos últimos anos, com perspetivas de novas entradas em breve.
De acordo com as indicações da sede, os co-empresários (tal como os funcionários na LIQUI MOLY são tradicionalmente chamados) devem sentir-se o melhor possível na empresa. Além da introdução de horários de trabalho flexíveis e do teletrabalho, sempre que possível, foram implementadas contribuições financeiras adicionais para todos os 1104 colaboradores. “Pagamos a totalidade dos 3000 € de compensação da inflação e implementámos voluntariamente a convenção coletiva. Só isto resulta, por exemplo, em aumentos salariais de mais de 10% na produção. Ao mesmo tempo, todos os colegas participam no nosso lucro recebendo até 3000 euros adicionais. Isso também faz parte dos nossos bons costumes”, afirma Günter Hiermaier, satisfeito.
Os dois diretores sabem claramente onde querem chegar. “Continuamos a crescer. Mil milhões não é o limite. Temos seriamente em mente os dois mil milhões”, afirmam ambos os diretores com confiança. O trabalho de casa já foi distribuído por todos os colaboradores: reforço das exportações, maior digitalização, fidelização de clientes e inovação de produtos em todas as áreas, incluindo veículos elétricos. Este último ponto é especialmente importante para o mercado europeu. “É provável que as vendas de óleos de motor e aditivos dentro da UE diminuam nas próximas duas décadas. A eMobilidade tem um papel secundário a nível internacional. No entanto, queremos ser uma marca forte na UE e, por isso, vamos desenvolver a nossa gama de produtos existente para veículos elétricos e híbridos”, relata o Dr. Uli Weller.
Günter Hiermaier sublinha que “promovemos internacionalmente aquilo que nos tornou fortes na Alemanha, ou seja, os nossos excelentes recursos humanos. A nossa concorrência está a reduzir fortemente os postos de trabalho nesta área. Nós estamos a aumentar e entramos em mercados ainda por explorar com uma elevada capacidade de distribuição. O sucesso desta estratégia pode ser visto nas nossas filiais”.
A empresa conta com o apoio total do grupo-mãe Würth em todos os projetos. “Continuamos a agir de forma independente. A direção do grupo confia em nós e fortalece-nos no nosso caminho. A cooperação baseia-se no respeito mútuo. Nós e todos os colaboradores identificamo-nos com a LIQUI MOLY. Isto é fundamental para a nossa identidade, o nosso espírito de equipa e a nossa marca forte”, afirma Günter Hiermaier.