Depois das primeiras abordagens no passado recente, a Liqui Moly vai investir de forma mais efetiva na área dos veículos pesados. Sadhna Monteiro, Diretora de Marketing e Desenvolvimento de Negócio da Liqui Moly explica os contornos da estratégia da marca para este mercado.
No início de 2017 a Liqui Moly iniciou uma parceria com a Romafe, dando assim o primeiro passo mais consistente e efetivo para começar a abordar o negócio dos lubrificantes para veículos pesados, com o rigor com que o faz nos ligeiros. A Diretora de Marketing e Desenvolvimento de Negócio da Liqui Moly, Sadhna Monteiro, explica a estratégia da marca para este setor dos pesados.
Qual é a estratégia da Liqui Moly ao nível dos lubrificantes para veículos pesados em Portugal?
A estratégia passa por dar a conhecer os produtos de última geração que a Liqui Moly investiga, desenvolve, testa e produz nas suas duas fábricas na Alemanha. O setor dos pesados é muito exigente e poucas marcas conseguem ter uma oferta que seja uma garantia de segurança para as frotas. É no campeonato dos produtos de topo que a Liqui Moly se encaixa, garantindo todas as aprovações dos fabricantes dos camiões. A grande vantagem da Liqui Moly passa por ser um fornecedor completo nos produtos químicos, desde os pequenos consumíveis do dia-a-dia até aos óleos mais tecnológicos e eficazes do mercado. A experiência diz-nos que quando o cliente experimenta e vê os resultados torna-se fiel à nossa marca.
De que forma pretende dinamizar o negócio de lubrificantes para pesados?
Tal como no setor dos ligeiros, a Liqui Moly trabalha diretamente e apenas com distribuidores. No entanto, sabemos que a proximidade do mercado e do cliente final são absolutamente determinantes para termos sempre uma oferta adequada e enquadrada às necessidades. Uma das várias características que nos distingue é a nossa presença e visibilidade em todo o mercado – desde a distribuição até à oficina, sempre em articulação com os nossos distribuidores. Acreditamos que esta é a melhor forma de ajudarmos os nossos clientes. Até porque a Liqui Moly trabalha numa estratégia de oferecer soluções para os problemas no dia-a-dia e não apenas produtos. Estamos a estabelecer a nossa rede de distribuidores especializada em pesados em Portugal e Espanha, onde iniciámos uma parceria forte com a Sumig Europartes, com ligação à BPW. Em Portugal contamos com a enorme experiência e notoriedade de um parceiro como a Romafe para desenvolver a linha Indústria / Pesados.
Existe alguma abordagem específica para as frotas de pesados?
Acreditamos que, num curto / médio prazo, as frotas que procuram verdadeiramente otimizar os seus veículos e os custos da operação começarão a considerar o aditivo como um investimento. De facto, este cenário já é uma realidade em países como a Alemanha uma vez que a correta utilização dos nossos produtos consegue poupanças significativas não só no consumo do combustível como também na manutenção corretiva – a limpeza regular do circuito de combustível reduz as avarias e reparações onerosas do sistema de injeção, por exemplo. E essa é a nossa vantagem porque não oferecemos apenas o óleo, temos uma solução completa, integrada, testada e com resultados comprovados para redução dos custos de operação de uma frota, seja pequena, média ou grande.
A Liqui Moly dispõe de alguma equipa técnica que suporte as vendas de lubrificantes aos clientes?
Sim, na Liqui Moly preocupamo-nos de igual forma com o produto que vendemos e com o serviço que prestamos. Nesta matéria fomos mais além e incluímos recentemente na nossa equipa um engenheiro mecânico com uma vasta experiência na área dos pesados a nível ibérico e com grandes conhecimentos de lubrificantes. Todos os nossos clientes, do distribuidor à oficina têm contacto direto com o nosso departamento técnico, sem intermediários e com resposta imediata.
Qual é a extensão da gama de lubrificantes para veículos pesados?
A gama para veículos pesados cobre a totalidade das necessidades atuais do mercado. Desde o motor até à caixa de velocidades, passando pelos diferenciais, caixas de transferência e até soluções para atuadores hidráulicos. Todos os lubrificantes são formulados com óleos-base de excelente qualidade, são fabricados e embalados na Alemanha cumprindo rigorosos padrões de qualidade. Os nossos lubrificantes são testados e aprovados pelos fabricantes cumprindo (e por vezes excedendo) os requisitos impostos pelos fabricantes dos motores.
Todas as fichas técnicas e de segurança estão disponíveis?
Tanto as fichas técnicas como de segurança de cada produto estão disponíveis no nosso website em www.liqui-moly.pt. De referir, também, que nesta mesma plataforma poderão encontrar um “Guia de Lubrificantes” que, de uma forma simples e rápida, permite identificar quais os lubrificantes indicados para cada veículo (seja pesado, ligeiro, moto…). Basta identificar a marca, modelo e o motor para ter acesso a um plano de lubrificação que o cliente pode imprimir colocando a matrícula do veículo.
Qual o posicionamento de preço dos lubrificantes Liqui Moly para veículos pesados?
A Liqui Moly não se posiciona pelo preço, mas sim pela qualidade. A questão do preço é sempre muito relativa porque conseguimos provar que, numa frota, com um plano de lubrificação da frota que inclua óleos e aditivos, por exemplo, contas feitas, conseguimos uma grande rentabilidade do investimento dos clientes e um preço surpreendente oferecendo qualidade premium. Hoje as empresas de transportes fazem muitas contas e têm uma gestão muito profissional. Isso é uma vantagem para a Liqui Moly porque mais facilmente o nosso conceito é entendido e aplicado.
Quais são os pontos fortes dos lubrificantes Liqui Moly neste mercado?
Os nossos lubrificantes são totalmente formulados e desenvolvidos “em casa”. Desta forma, podemos garantir em absoluto a excelência e o rigor do produto que embalamos como uma solução Premium para quem procura a mais alta qualidade. Os óleos-base escolhidos têm já uma elevada qualidade o que, aliada aos nossos aditivos, resulta num produto excecional e confiável. Acreditamos que – feitas as contas – o cliente do veículo pesado concordará que mais vale prevenir apostando em produtos com qualidade do que vir a ter uma grande reparação e uma imobilização imprevista que, regra geral, resulta inclusive em penalizações por incumprimento dos prazos de entrega.