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Scania comemora 50 anos do V8 com edição especial

6 Setembro, 2019

A Scania celebra o 50º aniversário do V8, um importante ícone deste construtor, com o lançamento de uma edição limitada, com uma decoração exclusiva que evocará este motor.

Este pacote especial, às riscas, tem o logotipo clássico V8 de 1969 que é mostrado na pala do sol e na lateral da cabina. Outros pormenores subtis incluem os paralamas e tampões das rodas, para que os eixos motores tenham o mesmo logotipo clássico do V8. O pacote inclui também uma luz de boas-vindas especial, que projeta o logotipo da Scania na rua quando o condutor abre a porta da cabina.

“Quando compra um V8, quer mostrá-lo; era essa a sensação que queríamos transmitir com o nosso pacote decorativo de edição limitada”, diz Enrico Gualersi, designer de interiores e exteriores da Scania.

“Os nossos clientes podem escolher a ‘afirmação’ mais óbvia do grande logotipo do V8 na parte lateral da cabina até aos detalhes como os guarda-lamas, que são realmente espetaculares, vistos no camião. O denominador comum para todos estes detalhes opcionais é o facto de serem extras exclusivos”, acrescenta Gualersi.

Além disso, a Sscania criou uma gama de produtos especiais para exibir o logótipo V8 com orgulho: três relógios diferentes desenvolvidos pelos designers de R & D da Scania, bonés, t-shirts ou corpo de bebé.

Um pouco de história

No final dos anos 1960, os engenheiros da Scania surpreenderam o mundo com um camião V8 de 14 litros, a diesel, tão potente que muitos autoproclamados peritos o achavam inimaginável. Scania estava definitivamente no caminho certo e o V8 era a resposta óbvia a melhores estradas e a crescente necessidade de uma maior eficiência do sector dos transportes.  Atualmente, a Scania dispõe de motores V8 Euro 6, de 520 a 730 cv – e são mais populares do que nunca.

Continua a ser o mesmo

Os clientes de todo o mundo experimentaram a robustez, a eficiência de combustível e a potência absoluta dos Scania V8, geração após geração e ano após ano. Cinquenta anos é praticamente uma eternidade no desenvolvimento dos motores e não surpreende que os Scania V8 atuais partilhem apenas o design básico e o princípio modular da primeira geração.

O núcleo, o próprio bloco do motor, é um bom exemplo: a primeira versão, de 1,2 litros, do ano de 1969, pesava 334 kg. Graças a uma melhoria dos materiais e da tecnologia, a versão de 16,4 litros de hoje tem o mesmo peso, apesar de ser maior, quase duas vezes mais potente e equipada com muitos sistemas auxiliares mais avançados e exigentes.

Apesar de as características do motor base e do típico som se manterem intactas, não só a potência de saída como também muitos aspetos associados à distribuição da potência, têm vindo a melhorar ao longo dos anos. O primeiro V8 precisava de 1500 rpm para debitar 1245 Nm, enquanto o campeão atual, o 730 cv, debita 3500 Nm, logo a partir das 1000 rpm – uma melhoria incrível. Este facto também ilustra a diferença mais marcante entre as diferentes gerações – os consumos de combustível.

Só em 1990 é que a norma Euro 1 viu a luz do dia e só em 1993 é que passou a ser obrigatória. Agora, em 2019, a atual norma das emissões de escape é a Euro 6d (a partir de setembro), devendo um regulamento Euro 7 chegar num futuro não muito distante. Quando a Euro 1 foi introduzida, eram permitidos níveis de NOx de 8,0. Atualmente, o nível permitido é de 0,46 e, na prática, os motores Scania superam os requisitos legais.

Qual é a vantagem?

É óbvio que o V8 tem oito cilindros, mas qual é a vantagem de os colocar em duas filas de quatro cilindros cada, com um ângulo de 90 graus entre si e de ligar todos os veios à mesma cambota? Porque não utilizar 8 cilindros em linha, ou 6 cilindros em linha com o equivalente deslocamento do cilindro? Uma das razões é o facto de um motor V8 ser, em geral, mais pequeno, e muitas vezes também mais baixo, e, por conseguinte, mais fácil de montar sob a cabina do que um motor em linha com a mesma capacidade. Além disso, a cambota mais curta é mais robusta do que a cambota mais comprida necessária para um motor de 6 cilindros em linha.

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