A Neste e a Scania estão a trabalhar em parceria, no desenvolvimento de uma solução digital que permite realizar o acompanhamento e verificação da utilização de combustíveis renováveis pelas frotas.
Combinando dados do Portal de Gestão de Frotas da Scania, enriquecidos com os dados de emissão de combustível da Neste, a solução fornece aos clientes de gestão de frotas da Scania dados precisos e atualizados para os seus relatórios de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e comunicações de sustentabilidade. Os clientes podem comparar o impacto climático da sua utilização de combustíveis renováveis da Neste em confronto com os combustíveis fósseis e acompanhar o seu progresso contínuo na direção dos objetivos climáticos.
A Neste e a Scania estão a testar a solução digital em conjunto com empresas logísticas, incluindo a HAVI. A solução combina dados relativos ao local onde um determinado camião foi reabastecido e quando o mesmo foi conduzido, com dados respeitantes ao impacto climático da utilização de O MEU Combustível Renovável Neste Ligação externa.TM em vez de combustíveis fósseis. Até agora, tem sido um desafio verificar até que ponto os camiões funcionam realmente com combustíveis renováveis, uma vez que os mesmos camiões também poderiam continuar a funcionar com combustíveis fósseis. A solução digital que está a ser atualmente testada espera resolver este problema. A ambição conjunta da Neste e da Scania consiste em que a solução possa futuramente servir todos os fabricantes e todos os tipos de combustíveis renováveis.
“A nossa colaboração única tem por objetivo testar em conjunto com um fabricante de frotas o modo como verificar a utilização de combustíveis renováveis e comunicar com precisão o impacto climático. Os dados climáticos fluem agora digitalmente através dos sistemas, enquanto anteriormente eram na sua maioria recolhidos manualmente a partir de diversas fontes. O nosso projeto piloto com a Scania começou por descobrir os desafios que as empresas de transporte enfrentam atualmente no desenvolvimento da sustentabilidade da sua frota e dos relatórios de sustentabilidade relacionados. Convidámos clientes do setor dos transportes para participarem em entrevistas a fim de fornecer à equipa de conceção de serviços da Scania uma compreensão mais profunda dos seus desafios de desenvolvimento sustentável. Também queríamos apoiar os próprios esforços da Scania para acompanhar e relatar os seus próprios progressos na Iniciativa de Metas com Base Científica. Incentivados pelo bem-sucedido projeto piloto na Finlândia, procuramos atualmente expandir a solução para novos mercados”, referiu Mats Hultman, Responsável pelas Parcerias de Fabricantes de Equipamento de Origem (“Original Equipment Manufacturer”- OEM) da Neste.