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Schaeffler apresenta soluções de mobilidade elétrica no Salão do Automóvel de Tóquio

No Salão do Automóvel de Tóquio, a Schaeffler está focada nas diversas soluções para a mobilidade do amanhã. A marca oferece soluções para melhorar o rendimento dos motores de combustão interna, assim como tecnologias para propulsores híbridos e 100% elétricos.

As soluções apresentadas pela marca baseiam-se na ideia de que, na mobilidade do futuro, será necessário ter em consideração a cadeia de energia de forma integral: começando com a geração de energia até à sua conversão e armazenamento, assim como os diferentes conceitos de propulsão, uma abordagem que os especialistas denominam “well to wheel”.

A mobilidade elétrica desempenha um papel importante no momento de combinar estes conceitos tecnológicos. “Do ponto de vista da Schaeffler, os veículos elétricos podem cumprir as necessidades de mobilidade pessoal em áreas urbanas”, afirmou Peter Pleus, CEO da Schaeffler Automotive. “No entanto, não é apenas o conceito de propulsão do veículo que é de crucial importância. O modo como a energia necessária para a mobilidade é gerada e armazenada torna-se igualmente importante.” A Schaeffler oferece uma ampla gama de produtos e soluções para a geração de energia ao utilizar fontes renováveis e está a realizar um importante contributo para o desenvolvimento de uma mobilidade do amanhã realmente sustentável.

Conceitos híbridos de 48 volts

A Schaeffler apresentou os seus avançados protótipos de veículos híbridos de 48 volts no Salão do Automóvel de Tóquio de 2017. A empresa desenvolve uma ampla variedade de sistemas e componentes que abrangem as necessidades das diferentes áreas do planeta. Além disso, com o objetivo de otimizar os motores convencionais de combustão e os seus conceitos de transmissão, os engenheiros da Schaeffler estão a trabalhar em soluções para a eletrificação da transmissão, a coordenação entre motor de combustão e motor elétrico, assim como em propulsores mais eficientes para veículos elétricos.

“O motor de combustão interna continuará a ser um elemento importante para o transporte de pessoas e mercadorias”, afirmou Shinzo Yotsumoto, diretor representante e presidente da divisão Automotive da Schaeffler no Japão. “Não nos referimos apenas aos veículos de passageiros, mas também aos veículos industriais, barcos e aviões, para os quais não existe uma alternativa viável de propulsão elétrica a curto prazo.”

Testes aos protótipos de 48 volts

Por ocasião da celebração do Salão do Automóvel de Tóquio, a Schaeffler realizou previamente diversos testes de condução numa jornada de testes destinados a condutores japoneses. Protótipos como o “Gasoline Technology Car” (GTC), que utiliza um módulo híbrido de 48 volts associado a uma transmissão manual. “O conceito GTC foi concebido para oferecer a eletrificação exequível de veículos de segmento compacto que têm uma ampla presença nos mercados do Japão e do sudeste asiático”, explicou Andreas Schick, chefe executivo regional da Schaeffler na região Ásia-Pacífico.

O protótipo de 48 volts de elevado desempenho da Schaeffler, também apresentado aos condutores japoneses durante a jornada de testes, é uma demonstração das possibilidades da tecnologia de hibridação de 48 volts. Este veículo, com base num Audi TT, está equipado com um gerador de 48 volts ativado por correia em combinação com um eixo elétrico. Este conceito de integração de tecnologias de propulsão proporciona 20 kW de potência elétrica permanente. “Com este protótipo, queremos explorar as possibilidades praticamente ilimitadas desta tecnologia”, afirmou Andreas Schick. Além de permitir a condução 100% elétrica em áreas urbanas a velocidade reduzida, também permite a distribuição seletiva de potência graças à vectorização de binário em tempo real. Assim, é possível melhorar significativamente o dinamismo e a segurança ativa, ao oferecer uma irresistível solução para os SUV do segmento médio.

O stand da Schaeffler no salão do automóvel de Tóquio permitiu apresentar produtos e sistemas pensados para cumprir os requisitos dos seus clientes no Japão. Um exemplo disso é o novo sistema eletromecânico de ajuste contínuo da altura da carroçaria, desenvolvido em conformidade com as especificações de um dos seus clientes japoneses. Graças a esta inovação, o veículo pode ajustar a sua altura a uma posição mais baixa para reduzir o consumo em autoestradas, ou evitar obstáculos durante a condução sobre terreno acidentado. Graças a projetos como este, a Schaeffler está a reforçar a sua relação com os seus clientes nesta região importante para a indústria mundial.

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