Ver todas

Back

Schaeffler celebra 75 anos: parabéns!!!

1 Dezembro, 2021
347 Visualizações

A Schaeffler celebrou hoje, oficialmente, os 75 anos de existência, através de um extenso evento digital, onde se contou a história desta empresa tão importante para o setor automóvel e para o desenvolvimento do aftermarket.

É uma das grandes histórias de sucesso “Made in Germany”: O fornecedor global para os setores automotivo e industrial, Schaeffler celebra hoje o seu 75º aniversário. Os irmãos Dr. Wilhelm e Dr.-Eng E.h. Georg Schaeffler lançaram a primeira pedra do Grupo em 1946 ao fundar a Industrie GmbH em Herzogenaurach. Era o início de uma empresa que conta hoje com mais de 83.900 colaboradores em cerca de 200 locais distribuídos em 50 países. Entre outras, três empresas independentes de sucesso — INA, LuK e FAG— juntar-se-iam para criar um líder tecnológico global com o ADN de uma empresa familiar. Consequentemente, no dia de hoje a Schaeffler celebra 75 anos de progresso, inovação tecnológica e sucesso económico com uma cerimónia de aniversário online para todos os colaboradores e colaboradoras e alguns convidados específicos do mundo económico e político.

O espírito pioneiro, as inovações e as aquisições estratégicas são a base do sucesso
O vertiginoso crescimento da empresa a partir de 1950 foi possível graças ao rolamento de agulhas com gaiola, uma engenhosa invenção do Dr.-Eng. E.h. Georg Schaeffler que revolucionou o movimento e a mobilidade, tanto na construção automóvel como na indústria.

Esta invenção estabeleceu as bases de um sucesso global contínuo.  Em 1965, os dois irmãos decidiram investir na LuK Lamellen und Kupplungsbau GmbH, localizada em Bühl, na região alemã de Baden, na Alemanha, que é hoje a sede da divisão Automotive Technologies.  A embraiagem de mola de diafragma, o volante de inércia de massa dupla e os elementos de motor são exemplos de produtos inovadores com os quais a empresa se posicionou na vanguarda tecnológica. Desde 1999, LuK é uma sociedade participada integralmente pela Schaeffler.

No ano 2001, a Schaeffler adquiriu a FAG Kugelfischer Georg Schäfer AG em Schweinfurt. Com esta compra, a Schaeffler converteu-se no segundo maior fabricante de rolamentos do mundo. Em 2015 a Schaeffler AG foi cotada na bolsa de valores com sucesso. Atualmente, as três marcas de produtos INA, LuK e FAG estão unidas sob a forte marca corporativa de Schaeffler.

“O espírito pioneiro foi sempre decisivo para o sucesso da Schaeffler como empresa. E nas fases mais difíceis, com os maiores desafios, demonstrou um elevado grau de resiliência e a sua disposição para entender em todo o momento as alterações profundas também como uma oportunidade. Como acionistas somos particularmente conscientes de que este sucesso durante décadas depende, sobretudo, do compromisso dos nossos colaboradores e colaboradoras em todo o mundo, assim como do dos nossos clientes e fornecedores”, disse Georg F. W. Schaeffler, acionista familiar e presidente do Conselho de Supervisão da Schaeffler AG.

Estudo transparente e científico da história e os antecedentes da empresa

Por ocasião do aniversário da empresa, a família Schaeffler encomendou um estudo sistemático da sua história, que está indissociavelmente vinculada à da empresa, conseguindo encomendar a referida tarefa ao prestigiado historiador Prof. Dr. Gregor Schöllgen.  A Schaeffler apresentará os resultados desta investigação – que também inclui os anos anteriores à constituição da empresa em 1946 – como parte da celebração do aniversário, com uma página web recentemente concebida que permite experimentar a história, assim como conhecer as pessoas e as inovações tecnológicas que existem atrás. Link: http://www.schaeffler.com/history. A apresentação e análise exaustiva sob o título “Schaeffler. Biografia de uma família e da sua empresa” pelo Prof. Dr. Schöllgen será publicada no início de dezembro pela editora Deutsche Verlags-Anstalt de Munique.

“Desde sempre que a Schaeffler se caracterizou pela sua extraordinária capacidade inovadora e pelo seu alto nível de responsabilidade social”, disse o Prof. Dr. Schöllgen. “A curiosidade e uma visão voltada para o futuro, que motivaram os dois irmãos, são a grande força, até aos dias de hoje, desta empresa familiar, defensora da tradição”

Estabelecimento da Fundação Schaeffler

Por ocasião do 75º aniversário da Schaeffler, a Schaeffler AG e a IHO Holding estabelecem a Fundação Schaeffler para sublinhar a responsabilidade social do Grupo Schaeffler e dos seus acionistas familiares.  A Fundaçao Schaeffler será dotada com um fundo inicial de 3 milhões de euros, repartidos em partes iguais entre a Schaeffler AG e a IHO Holding. O fundo de dotações da fundação será aumentado todos os anos através de contribuições suplementares. Ao mesmo tempo, serão integradas as atividades existentes, como a Fundação Schaeffler FAG.  A fundação desenvolverá as suas atividades em todo o mundo e concentrar-se-á em três áreas de abordagem: 1) Proteção do Clima e do Meio ambiente, 2) Investigação e Ciência e 3) Formação, Qualificação e Igualdade de Oportunidades.

Olhando para o futuro, o Grupo Schaeffler posicionou-se claramente a nível estratégico com o seu Roadmap 2025. Nesta estratégia, a empresa, com as suas três divisões aposta  sistematicamente na transformação em dez setores de clientes, para continuar a ser o parceiro tecnológico preferido dos seus clientes também no futuro. No núcleo estratégico estão a sustentabilidade e a digitalização, ladeadas por cinco áreas de abordagem relacionadas com temas como os acionamentos eficientes em CO2 ou as energias renováveis.

“Enquanto houver movimento, também existirá Schaeffler. Na Schaeffler, a inovação, a qualidade, a compreensão do sistema e excelência no fabrico combinam-se para formar uma força comum. Com esta força e o ADN da empresa familiar, estamos perfeitamente preparados para o futuro”, disse Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG.

PALAVRAS-CHAVE