As tecnologias de transmissão elétrica da Schaeffler serão, a partir de agora, geridas pela nova divisão “E-Mobility”, na qual a marca irá reunir todos os seus produtos e soluções de sistemas para veículos híbridos e elétricos.
As novas arquiteturas de propulsão elétrica serão as protagonistas do futuro automóvel e representam um grande desafio para a indústria. Como parceiro tecnológico dos principais fabricantes, a Schaeffler desenvolve conceitos de veículos e transmissões capazes de reduzir o impacto ambiental dos veículos. A marca também está pronta para o campo da mobilidade elétrica, com extensas soluções de sistema que permitem a mobilidade no futuro, totalmente elétrica e personalizada.
A mobilidade elétrica definirá a mobilidade do futuro. A Schaeffler começou, no final da década de 1990, a desenvolver produtos híbridos de transmissão. “No campo dos híbridos plug-in ou aplicações híbridas hoje, a Schaeffler é capaz de integrar integralmente o software e a peça mecânica e mecatrónica, fornecendo-os como componentes únicos”, afirmou Matthias Zink, CEO Automotive da Schaeffler.
Em todo o mundo, a Schaeffler está a trabalhar em vários pedidos de produção em larga escala para módulos híbridos de alta voltagem e alto desempenho e eixos elétricos para veículos com baterias sem motores de combustão interna. Os sistemas de acionamento elétrico, como os módulos híbridos de 48 volts que já permitem que um veículo comece com energia elétrica, mantenham a velocidade no tráfego urbano em modo elétrico e recuperem a energia de travagem, também fazem parte da gama de produtos da Schaeffler. Graças ao seu custo moderado, essas tecnologias oferecem um potencial de poupança considerável e, portanto, ajudam a proteger o meio ambiente.
Nova divisão “E-Mobility”
Graças à sua nova divisão “E-Mobility”, a Schaeffler é capaz de combinar as suas capacidades de engenharia e os seus produtos e soluções de sistemas para veículos híbridos e elétricos com baterias para a transmissão do futuro. “A partir de produtos individuais, a Schaeffler, de uma perspetiva global sobre transmissões elétricas, irá tornar-se uma empresa que fornece soluções totais de tecnologia de sistemas”, referiu Matthias Zink. O E-Axle, o inovador conceito de eixo elétrico da Schaeffler, cuja última geração será apresentada no International Motor Show (IAA) em Frankfurt, é um exemplo concreto desta tendência.
O desenvolvimento do eixo elétrico pela Schaeffler fornece uma solução de kits modulares para veículos híbridos e veículos totalmente elétricos. A gama E-Axle – transmissão muito compacta e que proporciona um amplo espaço de montagem para o motor elétrico.
Soluções de sistemas personalizados para a transmissão elétrica do futuro
A eficiência dos carros híbridos que combinam um motor elétrico, eletrónica, uma bateria e um motor de combustão interna, depende da interação perfeita de todos esses componentes. Nesse sentido, a experiência da Schaeffler em sistemas e componentes por décadas oferece aos clientes um valor agregado substancial. Além da composição mecânica dos sistemas de propulsão elétrica, todos os tipos de veículos elétricos requerem um dispositivo eletrónico para facilitar a energia e medir cada momento de condução. Graças à sua colaboração com a Semikron, a Schaeffler está a expandir os seus conhecimentos eletrónicos e a desenvolver a sua capacidade de converter, controlar e integrar a energia elétrica de fora eficiente.
Todas as configurações de propulsão elétrica, sejam híbridas ou 100% elétricas, exigem software sofisticado. Neste sentido, a Schaeffler utiliza a sua experiência em engenharia no caminho para se tornar um fornecedor de sistema total, fornecendo soluções que abrangem desde o próprio componente de eletrónica e software.