A feira de inovação “Open Inspiration”, um evento criado pela Schaeffler como plataforma para a inovação colaborativa, tem como objetivo a inspiração mútua e procura de novas ideias.
Desde a impressão em 3D à inteligência artificial, passando por soluções de condução ligadas: O objetivo da feira de inovação Open Inspiration, que se celebrou no centro de conferências da Schaeffler AG, era a troca de desafios e ideias. Centros de investigação, universidades, negócios e empresas emergentes marcaram presença neste evento internacional para apresentar os seus últimos desenvolvimentos e investigações. Como resultado, foram estabelecidas linhas de colaboração com a maioria dos 39 participantes. A acionista familiar Maria-Elisabeth Schaeffler-Thumman, que foi ao evento na companhia do seu marido, Jürgen Thumann, assim como de Georg F.W. Schaeffler, Presidente do Supervisory Board, tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente as novas tendências e desenvolvimentos durante uma visita ao evento, tendo ficado impressionados com a ampla seleção de propostas que foram apresentadas.
Não há futuro sem inovação
“As inovações são um requisito crucial para salvaguardar o nosso futuro. As novas ideias para produtos e serviços surgem com frequência durante trocas de ideias que ocorrem entre mentes criativas de diferentes disciplinas e organizações. O nosso evento “Open Inspiration” destina-se a apoiar e intensificar essas trocas, em relação às quais tanto a Schaeffler como os participantes podem obter benefício. Por este motivo, estou bastante contente com a boa receção que este evento teve este ano”, manifestou o Prof. Peter Gutzmer, Deputy CEO e Chief Technology Officer da Schaeffler.
Graças ao “Open Inspiration”, mais de 600 colaboradores da Schaeffler trocaram ideias e pensamentos com os participantes em torno das quatro megatendências que inspiraram a estratégia global Mobility for Tomorrow: Sobrepopulação urbana, digitalização, globalização e alterações climáticas. Não foi algo casual que tenham sido apresentadas propostas que vão além das áreas de negócio habituais da Schaeffler. No seu discurso, o Prof. Dr. Engenheiro Tim Hosenfeldt, Senior Vice President da Inovação Corporativa na Schaeffler AG salientou: “Na era digital, as pessoas que colaboram com liberdade e entusiasmo além dos limites empresariais são um fator crucial e decisivo aquando da criação de inovações de sucesso.”
A importância do pensamento criativo
A inovação representa uma parte integral do ADN da Schaeffler. Desde a fundação da empresa, o pensamento criativo tornou-se num importante fator de sucesso. Num mundo cada vez mais complexo, torna-se necessário avançar em duas direções: Criar uma rede de sócios nas áreas da indústria e investigação e realizar uma troca dinâmica que ultrapasse as fronteiras da empresa.