A empresa de tecnologia Semcon reuniu uma equipa de mulheres para obter uma nova perspectiva sobre o desenvolvimento de produtos, o que resultou num novo conceito automático de conexão de veículos e reboques, sem que o condutor tenha de sair do veículo.
O conceito da conexão Automatic Trailer Connection (ATC) é o resultado da campanha Add Perspectives, lançada pela Semcon no primeiro semestre de 2018, para chamar atenção para a necessidade de termos mais mulheres no setor de tecnologia. Uma equipe selecionada de desenvolvedoras de produtos, todas mulheres, optou por se concentrar nos mecanismos dos reboques e nas inúmeras operações manuais necessárias para os conectar. Uma pesquisa conduzida pela Inizio/Semcon mostrou que 50% das pessoas preferem, simplesmente, não usar os reboques, pela dificuldade em conectá-los. E 70% delas são mulheres.
“Para nós na Semcon, compreender todos os tipos de utilizadores finais é algo fundamental para que possamos desenvolver produtos que proporcionem os maiores benefícios às pessoas”, declarou Markus Granlund, CEO da Semcon.
Uma equipa composta pos desenvolvedoras de produtos do sexo feminino aceitou o desafio. O objetivo doi o de criar um conceito de solução inteligente e fácil de usar, e que também estivesse pronta para os veículos autónomos do futuro. O novo conceito, conhecido como Automatic Trailer Connection (ATC), é conectado automaticamente ao reboque, enquanto o condutor permanece na viatura.
“O mais incrível é que este conceito é baseado nos sistemas inteligentes que já estão em uso nos veículos atuais. Se pensarmos no grande volume de dinheiro aplicado no desenvolvimento de produtos para o setor auto nos últimos 80 anos, é estranho que ninguém tenha desenvolvido nenhum novo conceito para os engates, que muitas pessoas consideram uma solução inconveniente. Às vezes, é preciso ter uma nova perspectiva”, avaliou Sofie Askenbom, gerente de projetos da equipa “Add Perspectives”.
Conexão ATC
Com o veículo e o reboque a uma distância de cerca de dois metros entre si, o sensor da câmara do veículo identifica o reboque, e a conexão é iniciada. O motorista pressiona “Auto Attach” no display do carro, e o veículo dá marcha atrás em direção ao reboque, de maneira autónoma. O veículo e o reboque estão conectados à ”nuvem”, o que possibilita a comunicação entre eles e o posicionamento correto de ambos. No lugar do engate, há um soquete no para-choque do veículo, que fixa e alimenta o reboque. Não é preciso usar cabos. É como conectar qualquer dispositivo comum, e a conexão é realizada de forma autónoma, pelo próprio veículo.
Um mecanismo de travamento mecânico prende o reboque. O monitor a bordo fornece informações sobre o peso e o equilíbrio da carga, limites de velocidade, luzes de freio, etc. A roda auxiliar do reboque é recolhida automaticamente por um motor elétrico, que também é usado para ajustar a altura durante a sequência de conexão. E estará pronto para arrancar.