Ver todas

Back

Spies Hecker personaliza capacete de Nico Rosberg

por Redação
15 Novembro, 2016

Os produtos da Spies Hecker estão presentes em todos os fins-de-semana de corridas da Fórmula 1, não apenas nos monolugares, mas também nos capacetes dos pilotos, com desafios de pintura muito específicos.

Os capacetes são vitais na F1. Os regulamentos exigem que os mesmos sejam desenvolvidos para suportar elevadas tensões e temperaturas de até 900°C. Mas cabe ao piloto e ao designer de capacetes garantir que o seu aspecto seja igualmente óptimo. Jens Munser trabalha com o piloto Nico Rosberg da equipa Mercedes AMG Petronas Formula One na concepção do seu capacete e utiliza o Sistema Hi-TEC Performance da Spies Hecker.

Os capacetes oferecem proteção, mas partilham igualmente a notoriedade dos pilotos nas pistas de F1. São um dos elementos mais visíveis dos pilotos de F1 quando estes se encontram no cockpit dos seus carros de competição, e é o único espaço que os pilotos podem personalizar com os seus próprios designs. O designer de capacetes Jens Munser opera neste negócio há 27 anos, e actualmente, ele e a sua equipa, são dos designers de capacetes mais prestigiados da F1.

“O processo de pintura é totalmente diferente do dos carros,” afirma Munser ao descrever o trabalho desafiante da pintura dos capacetes. “Primeiro elaboramos os elementos gráficos no computador e transferimos os mesmos para modelos. Posteriormente, e antes de proceder à pintura real, aplicamos uma camada protetora de primário à prova de fogo.”

Munser utiliza a Base Bicamada Permahyd Hi-TEC 480 da Spies Hecker, com efeitos especiais obtidos através de folha de ouro, partículas grossas de mica e impressão por transferência. Depois utiliza o verniz de secagem rápida Permasolid Speed Clear Coat 8800 ou o eficiente Permasolid Clear Coat 8035. As camadas múltiplas de tinta aplicadas no capacete, que não podem exceder o total de 50 gramas, são então usadas para criar um design exclusivo num processo que requer entre oito a 20 horas de trabalho.

Quer seja em Monte Carlo, Baku ou Silverstone, Rosberg compete nas pistas durante a temporada de F1 a uma velocidade de aproximadamente 300km/h, utilizando o seu capacete personalizado, exibindo o design de Munsen e as tintas da Spies Hecker.

Para mais informações sobre a Spies Hecker – fornecedor oficial da equipa Mercedes AMG Petronas Formula One – visite o site www.spieshecker.pt/F1speed ou www.facebook.com/spieshecker.

 

PALAVRAS-CHAVE