A carVertical, empresa de dados sobre o setor automóvel, e o Standvirtual, anunciaram uma parceria, para aumentar a transparência no mercado de veículos usados.
A parceria tem como objetivo aumentar a confiança dos compradores de veículos em segunda mão importados e aumentar as hipóteses de realizarem boas aquisições. Para tornar o processo de compra de carro mais tranquilo e seguro, o Standvirtual oferece agora a possibilidade de verificar o histórico do veículo. Tal significa que os compradores, quando estão no Standvirtual a ver um anúncio de um carro importando, podem aceder aos danos anteriores do carro, possíveis discrepâncias na quilometragem, registos de roubo, além de detalhes técnicos, mudanças de propriedade e, em alguns casos, fotografias.
Com operação em 28 países, a carVertical apoia-se em mais de 900 fontes de informação, incluindo companhias de seguros, autoridades competentes, oficinas autorizadas e entidades governamentais. Para veículos nacionais, a carVertical ainda não dispõe desta informação, daí que nesta fase apenas serão abrangidos carros importados.
Com Portugal a ocupar o 18.º nos países com mais carros importados, entre os analisados pela carVertical, é importante verificar o histórico do veículo antes da compra, pois algumas informações podem ser perdidas no processo de transição nas fronteiras.
«A pandemia deu um forte impulso à importação de veículos em Portugal. No ano passado, a importação cresceu 30% em relação ao período pré-pandemia e 45% em relação a 2021. Se considerarmos o 1º semestre de 2023, há um crescimento de 50% da importação de veículos em relação a 2019. Apesar da recuperação do mercado nacional estar agora a estabilizar a importação, esse é um recurso utilizado pelos nossos parceiros no seu abastecimento de stock e consideramos essencial garantir ferramentas para os compradores finais adquiram os melhores veículos» menciona Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual.
MAIS TRANSPARÊNCIA
Ter o histórico do veículo é uma parte importante para os vendedores profissionais quando adquirem veículos para os seus stocks, uma vez que carros sem problemas potenciam o crescimento do negócio. Desta forma, a transparência no mercado de usados é também essencial, tanto para compradores privados como para vendedores profissionais, que podem ver o seu negócio prejudicado ao adquirirem veículos em más condições.
«Durante muito tempo, a situação no mercado de veículos usados em toda a Europa foi menos transparente. No entanto, os compradores de automóveis estão agora mais exigentes e informados do que nunca. Juntamente com a Standvirtual, queremos ajudar os compradores a evitar descobertas desagradáveis, como quilometragem adulterada ou danos ocultos”, sublinha o CEO da carVertical Rokas Medonis.
Com os compradores a exigirem cada vez maior transparência, o mercado de usados tem vindo a adaptar-se. Para Rokas Medonis, este tipo de parcerias entre empresas de bases de dados do mercado e marketplaces ajudam a responder às necessidades de diferentes compradores. «Investimos muito tempo a conhecer os compradores e os desafios que enfrentam quando procuram carro. Tal permitiu-nos melhorar o nosso produto de forma a garantir que têm o melhor processo possível» refere Rokas Medonis.
Confirmar o Número de Identificação do Veículo antes de o ver presencialmente tornou-se comum em alguns mercados. Quando toda a informação é apresentada num relatório acessível, os compradores conhecem melhor o veículo que estão a adquirir e é mais fácil identificar potenciais problemas.
No Market Transparency Index, análise anual realizada pela carVertical, Portugal ocupa o 9.º lugar no grupo de 25 países analisados. Com espaço para melhorar em diversos indicadores, Portugal destaca-se ainda assim em alguns critérios, como por exemplo sendo o país com menos adulteração dos conta-quilómetros (apenas 2,2%).