A Telepeças está a celebrar 18 anos como portal de referência em peças auto usadas, com um percurso de melhorias contínuas e de apoio à transformação digital do setor.
Artigo publicado na edição de agosto de 2025 da PÓS-VENDA. Clique aqui para consultar o artigo.
Desde que foi criada, a Telepeças dedica-se a intermediar quem procura peças a uma rede de vendedores, num modelo de negócio que aposta na negociação direta e na comodidade. “A nossa missão sempre foi clara: simplificar, agilizar e trazer segurança à compra e venda de peças usadas, sendo cada vez mais conhecida como uma voz mais relevante para a economia circular”, explica o pós-venda Hugo Rodrigues, CEO da Telepeças.
Segundo o responsável, a plataforma digital foi inovadora ao colocar à disposição uma rede de empresas dedicadas ao comércio de peças usadas que responderam às necessidades do mercado com total flexibilidade e confiança. “Fizemos o primeiro portal dedicado à mediação de peças”, indicou o responsável. No início, o modelo da Telepeças operava através de uma linha telefónica, o número 760, para as oficinas ligarem para fazer as suas pedidos. “Fazíamos o encaminhamento do pedido para todas as vendedeiras associadas, que depois entravam em diálogo e apuravam a decisão”, Hugo Rodrigues recorda. Este sistema permitia um acesso rápido e direto, mas hoje envolve métodos digitais mais eficientes para acompanhar as necessidades do mercado. “A plataforma evoluiu para ser introduzida num portal digital, para partilhar informações detalhadas e permitir uma gestão centralizada e ágil.”
Apoio ao cliente
O responsável da Telepeças lembra que, para as oficinas, “a parte do telefone para pedir ajuda continua a ser muito relevante. Por isso, o acompanhamento aos clientes é fundamental. Todos os clientes que estão inscritos na plataforma têm um gestor de cliente dedicado, que podem contactar para qualquer dúvida, desde a abertura de uma recomendação no portal a questões sobre prazos de entrega. Priorizamos a criação de um bom serviço de qualidade e uma resposta rápida”. Além disso, a Telepeças introduziu recentemente um chat com respostas automáticas, operado por um robô, para facilitar o primeiro contacto com o cliente. “Os nossos gestores também oferecem consultoria e acompanhamento das necessidades para o comércio e apoio de quem pretende iniciar a digitalização”, adianta.
TP Software
Com as dificuldades identificadas pela equipa da Telepeças no terreno, através de várias visitas aos centros de abate, a empresa percebeu que havia a necessidade de um software de gestão de stock diferente. “Assim nasceu o TP Software, desenvolvido com um conceito de liberdade e abertura que o distingue no mercado. Esta solução de gestão de stock está ligada às principais plataformas existentes, o que permite uma integração abrangente ao set or. Ou seja, um cliente ao aderir ao TP Software vê o seu stock aberto a qualquer comercial de peças que realizar uma procura”. O responsável destaca que existe uma económica de escala pública que permite aquela maior qualificação do produto, bem como a exportação dos stocks. “Os operadores têm acesso a informação compilada em tempo real sem necessidade de duplicação de tarefas”. Esta flexibilidade foi uma integração marcante do universo das oficinas e do comércio digital livre”, acrescenta. O TP Software será ainda uma solução única para integrar as necessidades de novos projetos.
Diferenciação
Hugo Rodrigues realça que a plataforma da Telepeças distingue-se, no ecossistema de usados, por várias características que podem ser resumidas em quatro pilares:
-
Inteligência artificial está a ser implementada: sistemas que auxiliam na sugestão de peças, automação do suporte e leitura automática de referências.
-
Gestão centralizada e integração: o software TP permite integrar o stock atual com outros marketplaces e monitorizar a performance do negócio.
-
Apoio contínuo aos clientes: todos os clientes têm gestor dedicado, suporte multicanal e chat automatizado.
-
Projetos e inovação futuro: a Telepeças está a preparar novas soluções e integrações profundas no ecossistema do setor.
Inteligência artificial
As soluções de inteligência artificial criadas para a Telepeças estão orientadas para surpreender e facilitar o dia-a-dia dos clientes:
-
Leitura automática de referências: para facilitar a pesquisa e identificação rápida da peça;
-
Automação no suporte ao cliente: chatbots e sistemas inteligentes para resposta rápida e acompanhamento personalizado.









