No terceiro painel do Fórum ACAP /DPAI dedicado ao tema dos recursos humanos “Competência e Talento, Procura-se”, falou-se de soluções para aumentar a atratividade do setor.
Depois de um diagnóstico do mercado laboral, Dário Afonso falou que o aftermarket é um setor moderno e tecnológico, mas que existe muito trabalho a fazer para captar os interesses, sobretudo, dos mais jovens.
Por isso, disse Dário Afonso que “temos que tornar o setor mais sexy”, lançando essa ideia a todos os empresários do setor, pois existe um enorme potencial do aftermarket para assim acontecer.
Artur Queirós, da Alento, analisou que existe “falta de competências de liderança”, mas que também existe falta de reconhecimento nas organizações. “É preciso trabalhar de A a Z a gestão de pessoas”, referiu o mesmo responsável, dizendo que as “empresas terão que começar por algum lado em termos de gestão associada às pessoas, e não tentar fazer tudo de uma vez”.
“Temos que reaprender a reposicionar as pessoas. Perceber o que está por trás do colaborador, que é a pessoa”, afirmou Virna Martins, da Bewell Portugal.
Virna Martins, apresentou ainda a Welness Empresarial, uma ferramenta da Bewell Portugal mais não é do que um instrumento poderoso para o aumento da produtividade, mas também para o “engagment, a captação e retenção do talento. Nós trabalhamos a felicidade do colaborador”.
Miguel Pereira, gestor oficinal e formador, falou da importância de desenvolver o “método e conteúdo do ensino” que tem de mudar para que se consiga adequar a oferta às necessidades do setor. É também necessário desenvolver “as competências da gestão de empresas dentro do setor”, diz o mesmo responsável.
Na próxima edição da Revista Pós-Venda poderá ler mais sobre este Fórum ACAP / DPAI.