MERCADO – QUCANN
A Qucaan é uma empresa que se dedica à representação e comercialização de ferramentas manuais e pneumáticas, bem como de equipamentos hidráulicos, com destaque para as marcas Toptul e Compac.
{ TEXTO PAULO HOMEM }
[Leia este artigo até ao fim e descarregue o PDF]
Durante muitos anos a Qucaan, como empresa de trading, dedicou‐se essencialmente à exportação, tendo como mercado alvos Angola (onde tem uma empresa) e Moçambique. Por via de um contrato que não permitia comercializar a Toptul na Europa, e em Portugal consequentemente, a Qucaan foi adiando a sua entrada no mercado português com as suas representadas para o setor do pós‐venda automóvel. Porém, em 2014 tudo mudou. A fábrica da Toptul permitiu que a Qucaan comercializasse no nosso país esta marca e, por outro lado, a oportunidade criada pelo fecho de diversas empresas na área das ferramentas, veio trazer novas oportunidades, nomeadamente “a quem já tinha o conhecimento do produto como nós tínhamos”, revela Carlos Coelho, Business Manager da Qucaan.
Desde que começou a operar o mercado português a estratégia de distribuição ficou bem definida e muito clara. A distribuição é feita por um conjunto alargado de revendedores a nível nacional (em França e Espanha, onde tem o exclusivo da representação da Toptul, segue o mesmo modelo de distribuição), estando a Qucaan aberta à entrada de novos revendedores.“Em certas zonas temos uma política de exclusividade, mas a nossa forma de estar é de apoio a todos os revendedores”, refere Carlos Coelho, dizendo que “já temos um grande investimento feito com os nossos revendedores, o que nos permite dizer que temos uma rede sólida, mas com grande potencial de crescimento”.
Para o responsável da Qucaan, o preço e a qualidade da ferramenta são dois fortes argumentos da Toptul, atendendo a que não se trata de uma marca de “rótulo” e que o facto de a empresa efetuar as suas compras para os cinco mercados onde opera, lhe permite ser muito competitiva no preço, mas existem ainda outros argumentos.
“Regra geral temos 100% de entregas”, assegura Carlo Coelho, que diz que “o mercado nacional não estava habituado a esta tipologia de distribuição, isto é, não existem roturas de stock”, o que se justifica pelo facto de ser a partir de Portugal que a empresa trabalha os mercados de Espanha e França.
TOPTUL
Sendo uma marca internacional (de Taiwan), presente em muitos mercados a nível mundial sempre como Toptul, que chegou recentemente à Europa, tem em determinados mercados um posicionamento de liderança ao nível das mais prestigiadas marcas de ferramentas. “Aliado ao sucesso de uma empresa tem que estar necessariamente um produto de qualidade. Aliás, costumo dizer que a Toptul é a marca de ferramentas do futuro”, afirma Carlos Coelho.
Com um enorme catálogo de referências, que segundo a Qucaan vai ser ainda maior num futuro próximo, inclui não só ferramentas de consumo regular nas oficinas, como ferramenta técnica para utilizações especiais. “Diferenciamos o nosso catálogo pelo design e pelas explicações de como aplicar, nomeadamente nos kits mais específicos, onde informamos os veículos em que se pode usar determinada ferramenta”, explica Carlos Coelho.
POSICIONAMENTO
Em termos de posicionamento de produto, com a Toptul, a Qucaan aposta em ser a referência de qualidade logo atrás das marcas tradicionalmente mais conhecidas, mas “em termos de preço o nosso posicionamento é muito inferior a essas marcas. A nossa dificuldade tem sido associar o baixo preço à qualidade da Toptul, mas quando o cliente experimenta fica convencido”, afirma o mesmo responsável.
Para incrementar a confiança dos clientes na Toptul, a Qucaan dá garantia vitalícia (em condições de uso normal) nas ferramentas, “mesmo que felizmente tenhamos tido muito poucas reclamações, o que prova exatamente a qualidade da Toptul”. Não menos importante é o cuidado colocado na apresentação da ferramenta aos clientes, em caixa própria e com soluções de arrumação interessante, que atestam o cuidado com que a Toptul trabalha a sua marca.
A Qucaan vai aumentar o seu catálogo Toptul
em 25% em 2016, estando prevista a introdução
de 576 novas referências.
Para além disso a Qucaan tem apostado em promoções e incentivos de vendas junto do distribuidor, estando a ser equacionada a presença da marca no consumidor final profissional de forma mais evidente. “Queremos tornar a marca mais conhecida e mais visível”, explica Carlo Coelho, que assegura que a “nossa aposta para o setor do pós‐venda está muito concentrada nas nossas duas marcas, a Toptul e a Compac. Pensamos que desta forma conseguiremos fazer um trabalho melhor, pois o nosso foco serão apenas estas marcas”.
Quanto à Compac, é uma marca de elevadores e macacos (área hidráulica), completar em termos de oferta de equipamentos. “É uma marca de qualidade superior, topo de gama, no qual temos uma estratégia de abertura aos distribuidores, já que é um produto de menor rotação”, explica Carlos Coelho.
Refira‐se que através do site da Qucaan estão disponíveis todas as informações e os catálogos de produtos da Toptul e da Compac.
CONTACTOS
QUCAAN
Business Manager: Carlos Coelho
229 605 437
geral@qucaan.com
www.qucaan.com / www.toptul.pt
Clique aqui para fazer o download do PDF do artigo. Partilhe-o com os seus contactos e clientes e aumente a sua visibilidade.
Mais artigos da Revista PÓS-VENDA n.º1 aqui.