A Total acaba de lançar uma inovadora linha de fluidos para veículos elétricos e híbridos, dando seguimento à sua estratégia ao nível da mobilidade elétrica.
Fruto de uma importante atividade de I&D do Grupo, estas linhas de produtos foram especialmente desenvolvidas para responder às necessidades de refrigeração e lubrificação dos vários componentes deste novo tipos de motores e para garantir o seu funcionamento em ótimas condições durante toda a sua vida útil.
Duas novas gamas de produtos estão agora disponíveis para os construtores automóveis: Total Quartz EV Fluid, para veículos ligeiros, e Total Rubia EV Fluid, para veículos comerciais, veículos pesados de mercadorias e autocarros elétricos.
Comercializados pela Total Lubrificantes, estes produtos vêm completar as soluções já existentes no âmbito da mobilidade elétrica que a Total oferece através de uma variedade de aplicações concretas tais como o carregamento, o armazenamento e a gestão de frotas.
“Na sequência de um exigente trabalho de pesquisa, temos orgulho de ter desenvolvido produtos que se alinham às novas necessidades de mobilidade elétrica”, explica Philippe Charleux, Senior Vice President de Lubrificantes e Especialidades da Total. “Integrados nos veículos antes de estes deixarem as fábricas, esses fluidos de alta performance acompanharão os veículos elétricos ao longo de suas vidas úteis, beneficiando todos os nossos clientes: fabricantes de peças, construtores automóveis e utilizadores finais. Este projeto ilustra nossa excelência técnica e nossa capacidade de antecipar e inovar, contribuindo para uma mobilidade sustentável e de elevado desempenho”.
Desenvolvidos em resposta aos novos requisitos técnicos
Esta inovadora linha de produtos foi desenvolvida para fornecer uma solução completa à problemática especifica dos motores e transmissões a elevadas velocidades de rotação, e à necessidade de controlar as trocas de calor em baterias elétricas.
Os investigadores da Total concentraram seus esforços de investigação e desenvolvimento para estes fluidos em quatro características principais, exigidas por qualquer aplicação elétrica ou híbrida:
– propriedades dielétricas, essenciais para qualquer uso com corrente elétrica;
– compatibilidade com novos componentes de eletrificação, ajudando a prevenir a corrosão de bobinas de cobre em motores elétricos e protegendo os revestimentos de polímero;
– uma solução para as restrições de temperatura específicas para modelos elétricos: rápida libertação de calor durante grandes acelerações ou cargas rápidas, gestão térmica de baterias, etc.;
– serviços de lubrificação convencionais para transmissões para proteger seus componentes mecânicos, manter ótimas propriedades de fricção e garantir a eficiência dos veículos ao longo do tempo.