A TotalEnergies está a comemorar o 100.º aniversário, contando atualmente com 100 mil funcionários em 120 países.
Em 28 de março de 1924, a Compagnie Française des Pétroles foi criada numa França desprovida de petróleo. A aposta da marca respondeu à necessidade de garantir o abastecimento energético do país. A empresa entrou então na corrida energética nos quatro cantos do mundo.
Ao contrário dos seus concorrentes da época, a marca não tinha recursos internos. Por isso, recorreu ao mercado internacional e à tecnologia para fazer a diferença. Estas duas características moldaram posteriormente o seu espírito pioneiro até hoje. Ao longo dos anos, a TotalEnergies aumentou constantemente os seus limites geográficos e técnicos, adaptando-se às mudanças na procura e às expectativas dos seus clientes. A marca acompanhou assim o desenvolvimento e progresso das sociedades modernas no século XX. Também se enriqueceu com novas histórias e know-how unindo forças com as equipas da Petrofina, Elf-Aquitaine e, mais recentemente, da MaerskOil, Saft ou Direct Energie.
Se o petróleo foi a grande energia do século passado, o gás e a electricidade isenta de carbono estão no centro do sistema energético do futuro, explica a TotalEnergies, que é hoje o número 3 do mundo em Gás Natural Liquefeito (GNL) e em eletricidade já é um dos desenvolvedores solares e eólicos mais ativos do mundo.
Desde 2020, a TotalEnergies está empenha na sua estratégia de transição que se baseia em dois pilares: hidrocarbonetos, incluindo gás, e eletricidade.