A marca VARTA pode contribuir significativamente para a poupança de combustível com a bateria de camião VARTA ProMotive AGM. Isto foi confirmado pela organização alemã de auditoria, avaliação, validação e certificação TÜV Nord.
Para validar o potencial de poupança, a TÜV comparou uma VARTA ProMotive AGM com uma ProMotive SHD convencional e simulou os períodos de descanso semanais. O resultado revela que as empresas de logística podem alcançar poupanças significativas e reduzir consideravelmente o seu impacto ambiental com o uso da bateria AGM.
Os condutores de camiões que realizam viagens de longa distância passam uma quantidade considerável de tempo dentro das cabines dos seus veículos. Durante estas horas prolongadas, as baterias de arranque fornecem a energia necessária para o funcionamento de vários dispositivos, desde o sistema de ar condicionado até à iluminação do interior do camião. No entanto, devido ao facto das baterias convencionais perderem potência quando descarregadas profundamente, o motor deve ser ligado repetidamente para recarregar a bateria.
A TÜV Nord avaliou que um motor com uma bateria convencional tem de funcionar, em média, durante três horas e 40 minutos durante um descanso de 48 horas. Isto consome mais de onze litros de gasolina e produz mais de 28 quilogramas de equivalentes de CO2.
Por outro lado, com a bateria VARTA ProMotive AGM, o motor só precisa de funcionar por uma hora. Isso resulta em uma economia de 14,42€ em custos de combustível e uma redução de 20,83 quilogramas de CO2, de acordo com a validação da TÜV. Com um consumo médio de três litros, isso representa um potencial de poupança de até 400 litros de combustível e a redução de 1 tonelada de CO2 emitida ao longo de 50 semanas (1 ano) para um camião de longa distância.
“O relatório da TÜV confirma a nossa própria experiência, ou seja, que a escolha correta da tecnologia da bateria tem um grande impacto no tempo de inatividade”, enfatizou Konstantin Gottfried, responsável pela frota e oficina na empresa global Schwarzer Logistics. “O uso da VARTA ProMotive AGM é uma medida adicional para reduzir os custos operacionais e alcançar os objetivos de sustentabilidade”. Dr. Christian Rosenkranz, Vice-Presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da EMEA na Clarios, conclui: “Esta é mais uma prova da importante contribuição que as nossas baterias fazem para a mobilidade sustentável”.
A fibra de vidro faz toda a diferença.
AGM significa Absorbent Glass Mat (Fibra de Vidro Absorvente). Nestas baterias de chumbo-ácido, o eletrólito está ligado a um tecido de fibra de vidro, o que aumenta significativamente a vida útil da bateria. As baterias AGM não só podem descarregar-se mais profundamente, como também podem recarregar-se mais rapidamente.
Para AQUI consultar a declaração de validação.