Ver todas

Back

Um ano de PÓS-VENDA em revista

Factos marcantes no PÓS-VENDA automóvel em 2024 foram muitos e diversificados. Tendências, aquisições, fusões, digitalização, sustentabilidade e muitos outros temas foram retratados com detalhe e rigor na sua PÓS-VENDA. Reveja alguns deles.

Logo na edição de janeiro da sua PÓS-VENDA, o destaque foi para a nossa principal plataforma de comunicação. A revista PÓS-VENDA editava o número 100, onde editamos um ranking das maiores casas de peças e oficinas em cada um dos distritos em Portugal e ilhas. Escrevemos muito sobre economia circular, mostramos-lhe em primeiro mão um novo serviço de renting para oficinas (veículos de cortesia), e editamos um artigo sobre a importância do coaching nas oficinas, com um exemplo prático. Para além disso, tivemos 100 opiniões de 100 personalidades do pós-venda sobre o mercado aftermarket.

Num ano em que forçamos muito o tema da formação e da sua extrema importância para as oficinas, publicamos uma excelente entrevista no número 101 a Nuno Carvalho, da AD Parts, voltamos a abordar o tema das peças verdes, com a Solera (gigante mundial de dados), estivemos presentes em exclusivo no Encontro Jonnesway e na Convenção da Eurorepar Car Service. Fomos também o único meio de comunicação do setor que tivemos presentes no Fórum do Retalho Automóvel e ouvimos falar pela primeira vez em SERVITIZAÇÃO, conceito que consiste na passagem de uma lógica de produto para o serviço, nas vendas e no pós-venda.

Outro grande profissional da formação esteve na capa da revista 102, José Pedro (Car Academy) reforçando a importância que damos a formação para as oficinas. Nesta edição estivemos presentes naquele que é, para a PÓS-VENDA, um dos eventos do ano no aftermarket, com o anúncio do acordo (mais tarde assinado) Stellantis&You / Distrigo e Trustauto. A Motrio realizou uma convenção mundial em Portugal e, mesmo sendo fechada à imprensa, conseguimos saber os novos planos da empresa historicamente associada à Renault.

Na edição 103 o entrevistado foi alguém que revolucionou de alguma forma a comercialização de equipamentos de diagnóstico em Portugal. João Silva, da LuzDeAirbag, explicou que a venda não está só nos equipamentos, mas em todos os serviços associados (formação, acompanhamento técnico, pós-venda, etc.). Fomos à Tailândia ver a fábrica da Prinx, um gigante dos pneus que um dia poderá um dia rivalizar com as marcas premium na Europa, e estivemos na Batalha para a apresentação da certificação Peça Verde, um excelente projeto da ANCAV e que a PÓS-VENDA deu enorme importância pela sua relevância no negócio das peças usadas.

Mais de 220 oficinas responderam a um inquérito, realizado pela PÓS-VENDA, sobre os principais desafios e tendências que o setor oficinal enfrenta. Um trabalho muito útil para quem tem as oficinas como clientes. Nesta edição 104, estivemos em exclusivo na Convenção Diagtec Plus, uma rede oficinal dedicada à eletrónica auto, e mais uma vez a personalidade é alguém que sabe bem a importância da formação nas oficinas (de repintura), como é o caso de João Calha, da Axalta. Estivemos (em exclusivo) e dinamizamos muito o Encontro Nacional do Pós-Venda Automóvel, promovido pela ARAN em Aveiro, como também fomos a Coimbra para o Encontro Nacional da Reparação Automóvel da ANECRA. Só estando no terreno se consegue obter informação relevante e conteúdos interessante para as plataformas da PÓS-VENDA.

Não poderíamos faltar, mais uma vez em exclusivo e em primeira mão, à inauguração do maior armazém de peças da Península Ibérica, que a Alliance Automotive Group abriu em Madrid. Para além, deste marcante evento, falamos na edição 105, em primeira mão, sobre certificação SERMI, que vai mesmo ter impacto no dia-a-dia das oficinas, e demos-lhe a conhecer o centro de formação do GRUPO JAP (sempre focando a formação). Também demos em primeira mão a reportagem do primeiro Bigfoot Car Detailing Center em Portugal.

Pioneiros no desenvolvimento do tema, voltamos às peças usadas na edição 106, neste caso com uma excelente entrevista, das muitas exclusivas que fizemos em 2024, a Daniel Dias, CEO do Grupo MK que desenvolve o software Atena para os centros de abate. Tivemos ainda um importantíssimo exclusivo, com uma entrevista a Juan Carlos Martin, da AD Parts. Quando fala sobre aftermarket, o melhor é escutá-lo bem!!! Também fomos à Convenção AD em Leiria, onde marcam presença mais de 1.200 profissionais do setor pós-venda. Como o nosso foco é a qualidade e a atualidade dos conteúdos, de preferência em primeira mão, fomos fazer a reportagem da Convenção da Create Business ao Algarve e ainda celebramos os 25 anos da Caetano Parts.

Na edição mais quente do ano, por ser Agosto (107), apresentamos a reportagem de um dos maiores eventos do aftermarket que se realizou em 2024. A NAPA levou mais de 1.500 pessoas ligados ao após-venda (sobretudo oficinas) ao Autódromo do Estoril, e a Distrigo Stellantis&You mostrou a sua oferta de peças aos “seus” reparadores autorizados. Em exclusivo estivemos no primeiro EAATA TECH DAY, onde se falou muito de formação e de diagnóstico, e visitamos em primeira mão o grande armazém do retalhista de peças de Viseu Phaarmpeças. Aliás, estivemos também noutros eventos com retalhistas: Auto Peças e Auto Peças Cab / Liqui Moly.

Mais um grande profissional, também muito dedicado à formação, esteve em destaque na edição 108, estamos a falar de Nuno Caetano da Hélder Máquinas. Falamos em primeira mão do programa de formação PRO­_MOV para o setor automóvel e em exclusivo fomos conhecer como se fazem peças 3D em Portugal, com a AutoParts 3D e demos a conhecer, também em exclusivo o programa Stockpeças do Standvirtual / OLX.

Intensificando a lógica da formação, entrevistamos mais um grande profissional do setor, Pedro Jesus da Cometil, na edição 109. Pelo segundo ano estivemos em exclusivo no IBIS Ibérica em Ávila, o maior congresso dedicado ao setor da repintura automóvel em Portugal e Espanha, e publicamos de longe a maior e mais completa reportagem da Automechanika, em Frankfurt, realizada por um órgão de comunicação em Portugal.

A 110 foi a edição mais “explosiva” de sempre da PÓS-VENDA, e arriscamo-nos mesmo a dizer que terá sido a publicação com a maior tiragem de sempre do aftermarket em Portugal. Distribuída também na Expomecânica, esta edição regular da PÓS-VENDA teve 150 páginas, contou com reportagens às novas instalações da Álvaro de Sousa Borrego (grande retalhista de tintas), estivemos em exclusivo na Convenção rede oficinal Pador Auto Service em Aveiro, no Encontro Valorpneu no Algarve, acompanhamos a Travocar / Castrol em Leiria, fomos à inauguração das instalações da Emporio Parts e ainda fizemos reportagens exclusivas em mais um conjunto de eventos (EGmais, MAE Peças, Automafergil, etc.). Para terminar em grande estivemos, também em exclusivo, no maior congresso do Aftermarket na Peninsula Ibérica em Sevilha com o Grupo Serca.

Na última edição de 2024, a 111, voltamos a publicar, de longe, a maior e mais completa reportagem da Expomecânica, trazendo-lhe todas as novidades do setor pós-venda que estiveram em exposição neste importante evento, onde a PÓS-VENDA teve presença relevante e do qual fomos parceiros muito ativos na sua promoção. Marcamos também presença no Fórum DPAI/ACAP, como também no Congresso da ANECRA, mas fomos ainda fazer reportagens exclusivas às novas instalações (sede) da Express Glass no Porto e ao evento da Tech One para distribuidores em Aveiro. Também estivemos em Viseu para a inauguração e festas das novas instalações da Lovistin e ainda ao Congresso da rede oficinal Red Service na Costa da Caparica.

Digamos que o que nos motivou em 2024 foi a qualidade dos conteúdos e a sua diversidade, promovendo tudo o que se faz no pós-venda, com especial ênfase na formação. Achamos que tendo os melhores conteúdos e mais atuais, como foi largamente o caso, estaremos sempre mais próximos do nosso objetivo de informar melhor o setor pós-venda em Portugal e de ter a preferência das empresas no momento de investirem.

No www.posvenda.pt, também ela a plataforma de comunicação digital mais vista e mais lida pelo setor do pós-venda, pode também encontrar toda esta informação e muitas outras notícias que lhe fomos dando diariamente, com uma média de mais de seis notícias por dia, que são depois partilhadas pelas nossas newsletters e redes sociais (linkedin e facebook) através de… Inteligência Artificial.

Por fim, um agradecimento a todas as empresas que visitamos em 2024 (e foram centenas em praticamente todos os distritos de Portugal), a grande maioria recebeu-nos valorizando o nosso trabalho e a nossa presença, mas também a todos os parceiros fixos da PÓS-VENDA (Eco Partner, Car Academy, World Shopper, Action Coach, GTAVA e EBI), pelos conteúdos muitíssimo relevantes que trazem aos nossos leitores nas áreas da formação, ambiente, veículos elétricos, gestão, pós-venda, etc.

Bom ano de 2025 a todos os profissionais do PÓS-VENDA.

 

 

 

 

PALAVRAS-CHAVE