Ver todas

Back

Universo Flex: Fracionar o custo da manutenção

3 Fevereiro, 2023

A subida do preço das peças e do serviço, pode levar alguns clientes das oficinas a adiarem a manutenção do seu carro. Uma das ferramentas que as oficinas têm para combater tal situação chama-se Universo Flex. Explicamos tudo de seguida.

O Universo Flex é uma solução de fracionamento de pagamentos, que funciona como uma ferramenta de vendas, para as empresas que a utilizam, e que tem tido muito sucesso no retalho tradicional, sobretudo nos últimos anos. Com esta solução, uma oficina pode dar ao seu cliente a possibilidade de escolher quanto quer pagar após a manutenção / reparação do seu carro, com e sem juros, por um período. Até ao limite de 5.000 euros, a oficina pode propor ao cliente fracionar o pagamento, sem qualquer custo (de juros ou de comissões), nem para a oficina, nem para o cliente, se a opção de pagamento for de 3 meses para transações com o cartão universo.

ADESÃO
Para uma oficina poder propor ao seu cliente esta facilidade de pagamento, terá de ter o terminal Universo Flex, que pode ter uma modalidade sem fidelização, embora a modalidade mais comum seja o aluguer com fidelização. Nesta modalidade, assim que se atingir um determinado patamar de pagamentos, o Universo não cobra o valor do aluguer do equipamento.

Este serviço é dinamizado pelas equipas Universo, que têm a responsabilidade de entregar o equipamento, bem como de garantir todo o suporte (técnico e não técnico). Para além disto, o Universo disponibiliza, para o setor das oficinas, uma equipa de suporte (call center), especificamente para o Universo Flex, que faz acompanhamento às oficinas, tanto para a contratação (deste serviço) como para a utilização. “Ajudamos o cliente oficinal em todos os aspetos da contratação deste serviço, mas damos também todo o acompanhamento que decorre da utilização do Universo Flex”, afirma Pedro Santos, Acquiring Manager do Universo, queexplica que outro aspeto diferenciador é que “dispomos de uma equipa comercial, e outra de suporte, exclusivas para este serviço, que podem dar todo o apoio remoto ou presencial na oficina, quer para quem usa o terminal, quer para quem opta pela solução online. São equipas que estão formadas e que percebem a dinâmica deste negócio oficinal, o que revela a importância que este setor tem para nós”. Outro fator diferenciador para a oficina é a possibilidade de a mesma poder indicar o IBAN onde pretende receber os pagamentos, sem o  inerente processo burocrático associado. “Não temos nem cláusulas de subscrição, nem cláusulas de cancelamento, o que permite uma grande flexibilidade a este serviço. Por outrolado, a taxa de transação é fixa independentemente do cartão utilizado no terminal Universo Flex”, explica Pedro Santos.

O cliente da oficina pode pagar com todo o tipo de cartões (Visa ou Mastercard), já que são aceites pelo terminal Universo Flex. “A nossa estratégia foi precisamente a de descomplicar o pagamento fracionado, quer para a oficina, quer para o cliente”, refere o responsável do Universo. Um dos desenvolvimentos desta solução é o Universo Flex Online, orientado para quem tem um site de vendas online. Esta solução permite aos clientes do cartão cliente Universo (e em breve para qualquer outro tipo de cartão de crédito) poder fracionar a compra online nesse tipo de site, bastando, para tal, que o cliente tenha a APP Universo. Refira-se que, neste momento, existem cerca de 500 oficinas que utilizam o Universo Flex (algumas com mais do que um terminal), dizendo Pedro Santos que “existe um potencial de crescimento muito grande neste setor, no qual estamos a investir, pois trata-se de uma solução, como já disse, que pode trazer vendas adicionais. O nosso objetivo é chegar às 1.000 oficinas, em 2023”.

“Aumentos de vendas relevante”
Pedro Santos, Universo
É muito comum, no mercado oficinal, a oficina dar “crédito” ao seu cliente ou mesmo facilitar o pagamento. Logicamente que, neste tipo de situações, o risco de a oficina não receber o pagamento, por parte do cliente, é grande, agravado nos tempos atuais pelo aumento do custo de vida. Usando o terminal Universo Flex, a oficina recebe, na hora, o montante em causa, “deixando que o risco da operação fique por conta do Universo”, afirma Pedro Santos, Acquiring Manager do Universo, que explica que “quem usa esta solução de pagamento pode ter um aumento relevante das suas vendas, já que é uma solução que permite captar e fidelizar clientes, diferenciando-se de outras oficinas”. Ao aderir a esta solução, para além das vantagens já descritas, existe uma outra, que passa pela promoção da oficina junto da base de clientes. O Universo tem mais de 1 milhão de clientes e, com muita frequência, recebem informação onde podem fracionar o pagamento sem juros. “Através da nossa base de dados, acabamos por canalizar fluxo de clientes para as oficinas, o que é diferenciador e permite aumentar as vendas nas oficinas”, ressalva Pedro Santos, dizendo que “quem tem esta solução, acaba por estar em vantagem no mercado”.

UNIVERSO FLEX
308 813 346
https://universonegocios.pt

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 86 de novembro de 2022. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE