David Saumell, da Rodi Motor Services by Covipneus, faz uma retrospetiva da evolução do negócio, e dá um vislumbre do que será o ano de 2025.
Quais foram os principais desafios que enfrentaram na vossa operação durante o ano de 2024? De que forma os ultrapassaram?
Para a Rodi Motor Services by Covipneus, 2024 foi um ano de grande crescimento e avanço nos negócios. Estamos a atravessar um processo importante de envelhecimento da frota de veículos, com os diferentes desafios e oportunidades que isso implica. A isto soma-se o aumento do custo dos próprios veículos e a incerteza dos consumidores quanto ao tipo de veículo que devem adquirir.
Como evoluiu o vosso negócio no mercado português em 2024?
De forma geral, o ano de 2024 foi muito positivo. O negócio avançou significativamente nas oficinas de Castelo Branco, Fundão, Guarda e Matosinhos. Continuamos a trabalhar para oferecer o melhor serviço e atendimento aos clientes da Rodi Motor Services, o que se reflete no nível de satisfação que nos transmitem, especialmente devido ao elevado nível de compromisso, conhecimento, acessibilidade e rapidez que proporcionamos a cada um dos nossos clientes.
Quais as tendências no aftermarket que irão determinar a atividade da vossa empresa em 2025 (digitalização, eletrificação, sustentabilidade, falta de mão-de-obra, …)?
O processo de eletrificação dos veículos é, sem dúvida, um fator a ter muito em conta, sobretudo em Portugal, um país onde o mercado de carros elétricos está a desenvolver-se de forma significativamente mais rápida do que em Espanha, por exemplo. Isto implica um processo constante de formação e atualização de conhecimentos por parte dos colaboradores da Rodi. Através das mais de 20.000 horas anuais de formação que proporcionamos aos nossos mecânicos, continuamos a reforçar aspetos como a digitalização, a sustentabilidade e a eletrificação da frota automóvel nacional. Por outro lado, a escassez de mão-de-obra no nosso setor e a implementação de estratégias para colmatar esta lacuna serão uma prioridade para nós em 2025.
Que estratégias planeiam implementar este ano para se adaptarem aos desafios e oportunidades atuais do mercado?
Na Rodi Motor Services, vamos continuar a apostar em estratégias que nos ajudem a reter e a expandir o talento no setor. Através do nosso programa de desenvolvimento de carreiras longas e frutíferas, queremos que os profissionais do setor saibam que a Rodi é o melhor lugar para crescer e alcançar todos os seus objetivos e metas. Por outro lado, continuaremos a crescer na quantidade e qualidade dos serviços que oferecemos aos nossos clientes, sejam particulares, empresas industriais ou companhias de renting. O nosso objetivo é aumentar o valor acrescentado e o nível de satisfação dos nossos clientes, para continuar a ser a sua rede de oficinas multimarca e multiproduto de confiança em Portugal. Além disso, continuamos a estudar oportunidades de expansão, caso surjam.