A procura por veículos de combustíveis alternativos na Europa ascendeu a um total de 137.423 unidades no terceiro trimestre deste ano, totalizando um crescimento de sete por cento.
Os dados são dados são da European Automobile Manufacturers, nas suas estatísticas trimestrais, agora revelados pela ACAP. Os resultados variam de acordo com as categorias automóveis em questão. Por um lado, os registos dos veículos novos elétricos recarregáveis (ECV) e os veículos elétricos híbridos (HEV) continuam em alta, com crescimentos de dois dígitos (+20.2% e +29.2% respetivamente).
A procura de viaturas movidas a gás propano, etanol ou gás natural (NGV) regista uma quebra de 26,2 por cento com apenas 34.384 unidades registadas no terceiro trimestre deste ano, seguindo a tendência já identificada no segundo trimestre. A principal razão para esta descida terá sido a quebra sentida no mercado italiano, que contabiliza a maioria deste tipo de viaturas.
Os maiores mercados Europeus, Espanha (+44.8%), Alemanha (+33.9%) e Reino Unido (+30.5%) registam subidas substanciais de viaturas AFV no último trimestre. O crescimento foi totalmente orientado pela procura de viaturas elétricas e híbridas.