De acordo com a ACEA, em 2021, 90,2% de todos os veículos comerciais ligeiros registados na União Europeia funcionavam a gasóleo, enquanto as carrinhas a gasolina representavam 3,8% do mercado. As vendas totais de furgões novos aumentaram no ano passado, o que resultou em volumes mais elevados para todos os tipos de combustível, mas especialmente os furgões elétricos e híbridos.
Os veículos eléctricos e híbridos representaram 3,0% das matrículas de furgões na União Europeia no ano passado (contra 2,0% em 2020), enquanto que as furgonetas híbridas representaram 1,6% (contra 0,9%).
Em 2021, a procura de veículos comerciais ligeiros a diesel cresceu 6,2% para 1.408.376 unidades. Apesar deste aumento nas vendas, a quota de mercado do gasóleo diminuiu de 92,4% em 2020 para 90,2% em 2021 em toda a região. Os quatro principais mercados da UE apresentaram resultados mistos. A Itália registou o maior aumento percentual (+8,6%), seguida pela França (+4,0%). A Espanha e a Alemanha, por outro lado, registaram uma diminuição na procura de gasóleo (-4,7% e -3,6% respectivamente). O número destes veículos a gasolina registadas aumentou para 58.757 unidades no ano passado, mais 20,5% em relação a 2020. Como resultado, a percentagem de gasolina aumentou de 3,4% para 3,8% das vendas da UE. Entre os principais mercados, a França (+43,2%) e a Alemanha (+25,7%) registaram ganhos de dois dígitos, enquanto que a Espanha registou um declínio (-24,1%).
Motorizações alternativas
No ano passado, as vendas de novos veículos com carregamento eléctrico (ECV) – que incluem veículos comerciais ligeiros elétricos a bateria e híbridos Plugin – cresceram 63,2% em toda a UE1, atingindo 46.853 carrinhas vendidas. Este forte crescimento de dois dígitos resultou num aumento da quota de mercado de 2,0% em 2020 para 3,0% em 2021. As vendas de ECV aumentaram 237,8% em Itália, 55,5% em Espanha, 44,9% na Alemanha e 39,8% em França.
Veículos comerciais ligeiros por tipo de motorização, no ano 2021: