No mês de abril, as vendas online B2C de usados caíram 14,8% na Europa e 27,2% no mercado Português, de acordo com o Observatório Indicata e em comparação com o mesmo período de 2021.
Em Abril de 2022 as vendas de automóveis usados online B2C para a região caíram 7,9% em termos mensais e 12,4% se excluirmos a Turquia. As vendas de Abril também diminuíram 14,8% em relação ao ano anterior em toda a região, mas apenas 3,0% menos do que em Abril de 2019. As vendas acumuladas em Abril 2022 foram 9,0% inferiores às dos primeiros quatro meses de 2021, mas 10,6% superiores às do mesmo período em 2020.
As vendas de BEV usados em Abril aumentaram 50% em termos homólogos e as vendas de Híbridos usados aumentaram 16% durante o mesmo período. As vendas de usados a Gasóleo e Gasolina caíram em termos homólogos, com quedas de 22% e 17% respectivamente. Os níveis de stocks no início de Maio são 1,4% mais elevados do que no mês anterior, mas 12,8% abaixo em termos homólogos.
Em Abril, apenas os BEVs (+95%) e Híbridos (+17%) viram a rotação de stock aumentar em termos homólogos, à medida que a procura excede a oferta. Os BEV usados foram vendidos mais rapidamente do que todos os outros grupos motopropulsores, com uma média de rotação de stocks de 6,8x para a região. A rotação do stock dos usados a Gasóleo manteve-se a mesma do ano anterior em 6,3x, com a rotação dos usados a Gasolina a cair 1% para 6,4x.
Os três veículos com menos de 4 anos de idade mais vendidos por volume em Abril mantiveram-se os mesmos pelo nono mês consecutivo. O pódio para os automóveis usados, com menos de 4 anos, de venda mais rápida em Abril pelo Market Days Supply foi conquistado pelas motorizações alternativas com o Renault Zoe a ser o vendedor mais rápido com um MDS de apenas 27,7 dias, seguido pelo Tesla Modelo Y (27,9 dias) e pelo Kia Niro em terceiro lugar (33,4 dias).