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Venda de veículos híbridos usados aumenta 11,7% em maio

22 Junho, 2023

De acordo com o Observatório Indicata, as vendas de veículos híbridos usados aumenta 11,7% no mês de maio de 2023, em relação ao período homólogo.

A nível europeu, a quota de mercado das vendas de veículos usados a gasolina em maio não sofreu grandes alterações, com 42,72% para os usados a gasolina e 42,13% para os usados a gasóleo. A quota de BEVs usados aumentou para 3,45%. Também de acordo com o Observatório INDICATA, em Portugal o mercado online de veículos usados B2C em Maio de 2023 registou 60,87% das vendas de usados a gasóleo e apenas 28,15% de veículos usados a gasolina. Os veículos híbridos usados atingiram um recorde de 6,70%, enquanto os BEVs usados ficaram em último lugar, ocupando os restantes 4,28% do mercado.

A quota de mercado das vendas de veículos usados a gasolina em Maio não sofreu grandes alterações, com 42,72% para os usados a gasolina e 42,13% para os usados a gasóleo. A quota de mercado das vendas online B2C de BEVs usados aumentou 14,6% em termos mensais para 3,45%. Em Maio de 2023, a quota de mercado das vendas de híbridos usados aumentou para 11,7%. Os veículos usados a gasolina e a gasóleo continuam a representar 84,9% do mercado online de usados B2C, mas apenas 74,6% dos veículos com menos de 4 anos, enquanto o gasóleo desce para apenas 27,6%.

Os veículos usados a gasóleo continuam a ser o grupo motopropulsor mais vendido, com 59 dias de Market Days’ Supply, enquanto os veículos usados a gasolina aumentam para 62 dias. Apesar de os preços médios dos BEVs usados terem caído 11,7 pontos percentuais em 8 meses, o MDS mantém-se elevado em 110 dias até Junho de 2023, com a quota de mercado dos BEVs a aumentar 5,3% em termos mensais.

Em Maio, os veículos mais vendidos em volume com menos de quatro anos não sofreram alterações em relação ao mês anterior, com o VW Golf em primeiro lugar, o VW Tiguan em segundo e o Mercedes-Benz Classe A em terceiro. Os veículos usados com menos de quatro anos, vendidos mais rapidamente em Maio, em termos de Market Days’ Supply, viram o Tesla Model Y ocupar o primeiro lugar com um MDS de 42,1 dias. O Ford Ka+ manteve o segundo lugar, com o Kia Optima em terceiro.

O nosso índice de preços nos gráficos deste relatório baseia-se num conjunto consistente de veículos reindexados em relação a Janeiro de 2022, o que conduziria a uma curva descendente típica dos preços médios ao longo do ano, impulsionada pelo ciclo de vida do produto. “Durante a maior parte de 2022, os preços continuaram a subir até Agosto e Setembro, mas os preços estão agora a cair, com onze dos treze países a apresentarem quedas dos preços dos automóveis usados no mês de Junho”, afirma o Director Global do INDICATA, Andy Shields.

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