Para celebrar o 25º aniversário do seu modelo icónico lançado no mercado em 1993, a Volvo lança uma edição especial “FH 25 YEARS”. Disponível em duas versões, esta série limitada do Volvo FH será produzida apenas este ano e em 2019.
“O Volvo FH foi desenvolvido muito orientado para o cliente é um modelo que tem estado em evidência há um quarto de século. Este camião é uma homenagem aos primeiros 25 anos desta grande aventura com clientes e motoristas, bem como o início de uma nova era”, afirma Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks. Com quase um milhão de camiões vendidos em todo o mundo, o Volvo FH é um dos modelos mais populares.
O FH de 25 anos destaca-se pelo design exterior e interior. “Trabalhar no design da edição especial deste caminhão foi uma verdadeira honra “, afirma Nigel Atterbury, Designer Gráfico Sénior da Volvo Trucks.
O exterior da cabine é contemporâneo com um toque retro. A decoração prateada / cinza e laranja destaca a origem do caminhão. Este último ostenta listras elegantes, simbolizando o número 25 para marcar o aniversário. Combinam efeitos 3D e efeitos de sombreado para recordar o design do início dos anos 90 e dar ao camião uma aparência especial. Estão disponíveis em duas cores: cinza metálico, relativamente escuro e vermelho brilhante, sendo este último um tributo moderno ao vermelho da cabine original de 1993. No interior, entramos em contacto com uma atmosfera “luxuosa”. Para melhorar a experiência de condução, os assentos e encosto de cabeça combinam tecido e couro para proporcionar um conforto excecional. Há também toques de laranja nos cintos de segurança, cortinas, tapetes e adesivos refletores de porta, recordando que “a segurança sempre foi um elemento-chave do Volvo FH”.
Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks, vê o Volvo FH como o alicerce da Volvo Trucks, pois combina: design, performance e um espaço interior de última geração para os motoristas. Claes Nilsson, recorda como o lançamento ousado em 1993 marcou o começo de uma era de muito sucesso para a Volvo Trucks. “Estávamos a chegar ao fim de uma recessão, mas decidimos arriscar. Lançámos o FH no momento certo e tínhamos o produto mais atraente quando a economia e o mercado de transportes voltaram a crescer. A Volvo Trucks sempre teve o foco no futuro. Lançar o FH foi um passo gigante, um passo que revela, de fato, o empenho dos nossos engenheiros em usar novas tecnologias para agregar valor aos nossos cliente e motoristas”, afirma Claes Nilsson.
Além do conforto do motorista, a segurança tem sido a estrela-guia no design da cabine. Durante os desenvolvimentos, o camião foi submetido a milhares de testes de colisões simuladas e centenas de testes de colisões reais. Em resumo, cada detalhe do design exterior e interior torna o Volvo FH, no camião mais seguro que a Volvo desenvolveu até ao momento.
O Volvo FH é o único modelo a ser nomeado o Camião do Ano três vezes, em 1994, 2000 e 2014, e com quase um milhão de unidades do modelo vendidas. No lançamento em 1993, a Volvo Trucks anunciava que o futuro já tinha chegado. Vinte e cinco anos depois, a empresa reafirma que o Volvo FH ainda é o camião do futuro.