A Volvo Trucks irá disponibilizar uma gama completa de camiões com transmissão elétrica, começando na Europa, em 2021.
A Volvo Trucks agora está a testar os camiões elétricos Volvo FH, Volvo FM e Volvo FMX, que serão usados para transporte regional e operações de construção urbana na Europa. Esses camiões terão um peso bruto de conjunto de até 44 toneladas. Dependendo da configuração da bateria, a autonomia pode ser de até 300 km. As vendas começarão no próximo ano e a produção em volume começará em 2022. Isso significa que a partir de 2021 a Volvo Trucks venderá uma linha completa de caminhões elétricos a bateria na Europa para distribuição, transporte regional e operações de construção urbana.
A Volvo Trucks começou a fabricar o Volvo FL Electric e o Volvo FE Electric em 2019. Esses são camiões elétricos destinados à distribuição urbana e operações de recolha de lixo, principalmente na Europa. Na América do Norte, as vendas do Volvo VNR Electric, um caminhão para transporte regional, começarão em 3 de dezembro de 2020.
A empresa pretende começar a vender camiões elétricos movidos a células de combustível de hidrogénio na segunda metade desta década. O objetivo da Volvo Trucks é que toda a sua linha de produtos esteja livre de combustíveis fósseis até 2040.
Veja o vídeo: