É um dos retalhistas de pneus de referência na Madeira, com quatro instalações, mas a atividade do grupo integra também oficinas de mecânica e de pintura e ainda uma casa de peças.
Não existem em Portugal assim tantos operadores de retalho, ao nível dos pneus, que tenham a dimensão da Vulcanizadora 25 de abril. Porém, Nuno Berenguer, diretor da empresa, desvaloriza um pouco isso: “o que nos interessa é o nosso trabalho e poder fazer tudo para evoluir. Poderemos ser uma referência, nem que seja pela antiguidade, mas o que nos motiva é continuar a fazer mais e melhor para os nossos clientes”.
Tudo começou há mais de 40 anos nos pneus e assim se manteve até 2001, ano no qual a em- presa entrou na reparação automóvel (através da AMF – Auto Mecânica Funchalense) e mais tarde nas peças (com o mesmo nome). “Analisamos o que se passava no estrangeiro, com as casas de pneus a fazerem mecânica cada vez mais, e isso motivou-nos a iniciar também na mecânica”, explica Nuno Berenguer, dizendo que, “neste momento, fazemos um serviço global. Hoje em dia os próprios postos da Vulcanizadora 25 de Abril já fazem cada vez mais os serviços da mecânica. Para nós é algo muito natural fazer pneus e serviços de mecânica, pois é um trabalho que tem muitos anos na nossa estrutura. Investimos em técnicos de mecânica para fazer a mecânica, mantendo o técnico de pneus a fazer pneus. Para nós a mecânica não é um complemento”.
Nas peças, a AMF representa diversas marcas de aftermarket, tendo uma forte ligação às peças originais da Peugeot / Citroën, pela ligação que este operador já teve à Citroën. A maioria das vendas são feitas em balcão, a cliente final, existindo, porém, um consumo elevado dentro das próprias oficinas.
Ao nível dos pneus, a Vulcanizadora 25 Abril sendo um retalhista, acaba também por configurar-se como um grossista, tendo em média um stock de 30.000 pneus, não só das marcas Premium, mas também de outras marcas, inclusivamente algumas representações exclusivas, como é o caso dos pneus de ligeiros da Petlas (e de outra que será divulgada brevemente).
“A revenda é um nicho de mercado que nunca exploramos muito mas que, devido às circunstâncias de mercado, vamos apostar um pouco mais”, refere Ricardo Berenguer, também diretor da empresa, acrescentando que “temos que fazer um enorme trabalho de antecipação de stocks e de previsão de vendas, em função dos picos e dos consumos anuais. Um retalhista no continente não tem este trabalho, pois o grossista fornece-o as vezes que forem necessárias. Aqui não é assim.”
Na Vulcanizadora 25 de Abril não existem apenas pneus de ligeiros, comerciais e 4×4. A empresa disponibiliza também pneus de pesados, empilhador, moto, industriais, etc, dispondo de meios para dar assistência no terreno. “Não nos podemos dedicar apenas a um segmento. Só faz sentido estar no negócio de pneus na Madeira trabalhando todo o tipo de pneus”, refere Nuno Barenguer, que resume: “nos pneus fazemos tudo”.
Vulcanizadora 25 de Abril
Nuno Berenguer e Ricardo Berenguer
291 206 300
vulcanizadora25deabril@netmadeira.com
vulcanizadora25deabril.com
:: LEIA AQUI MAIS ARTIGOS SOBRE AS EMPRESAS NA MADEIRA ::
- Descarregue o PDF completo do artigo –> [download id=”13252″ template=”Vulcanizadora 25 de Abril”]