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ZF apresenta soluções para a “Next Generation Mobility”

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A ZF apresentou soluções para a “Next Generation Mobility” no evento Global Technology Day 2019, realizado no início deste mês. Com um leque de produtos para veículos híbridos e elétricos, chassis ativos, segurança integrada e condução autónoma, a ZF expande o seu portfólio de produtos com soluções para a mobilidade do futuro.

As novas soluções são:

Nova geração inteligente de transmissões automáticas de 8 velocidades para híbridos

As transmissões híbridas são normalmente estruturadas com base numa transmissão automática eficiente e substituem o conversor de binário por um motor elétrico com alta densidade de potência. A ZF seguiu outro caminho e, desde o início, projetou de forma inteligente anova geração de transmissões automáticas de 8 velocidades para hibridização. O sistema modular possibilita que os drivelines híbridos médios, completos e plug-in alcancem um desempenho de pico entre 24 e 160 kW. A unidade eletrónica passa a estar totalmente integrada na carcaça da transmissão, sem aumentar as medidas externas. Ao utilizar um controle hidráulico bem menor, a ZF criou espaço para a instalação dos componentes elétricos e eletrónicos.

Novo acionamento elétrico de duas velocidades para ligeiros

A ZF acelera com sua nova tração elétrica de duas velocidades que integra um motor elétrico a uma unidade eletrónica. Em comparação com acionamentos elétricos anteriores, o ganho de eficiência energética aumenta a autonomia de cada recarga de bateria. As dimensões reduzidas também tornam o novo sistema vantajoso. A sua modularidade e escalabilidade possibilitam realizar ajustes para aplicações em veículos desportivos e de alto desempenho. “Para veículos elétricos em uso diário é importante obter a maior autonomia possível de cada recarga de bateria”, afirma Bert Hellwig, Head da System House da Divisão de Eletromobilidade da ZF. “Cada ponto percentual no ganho de eficiência energética resulta em 2% a mais na autonomia”. Para aumentar a taxa de eficácia do mais recente acionamento elétrico de eixos, a ZF alavancou seu know-how nessa área e desenvolveu um novo motor elétrico com uma potência máxima de 140 kW, integrando um elemento de mudança de duas velocidades. “Agregar os nossos conhecimentos técnicos nos campos de motores elétricos, transmissões e unidades eletrónicas garante que possamos obter a maior autonomia possível para cada recarga de bateria”, declara Hellwig.

Chassis preditivo com controle sobre movimentos do veículo e sensores da ZF

A ZF combina seu portfólio de produtos de controlo dos movimentos de veículos e cria um conceito de chassis inovador, que tem como foco o bem-estar dos ocupantes. Designado de “Flying Carpet 2.0”, o chassis preditivo ajuda a proteger as pessoas contra vibrações desagradáveis e ameniza efeitos de curvas, buracos e irregularidades no asfalto. O sistema integrado interliga sensores, uma unidade de controlo e atuadores inteligentes, formando a base para os veículos automatizados do futuro.

Combater a cinetose

A ZF analisa formas de detecção precoce desse distúrbio e maneiras de evitar o impacto negativo durante a experiência de condução. Ao percorrer trajetos mais longos com o carro, muitas pessoas sentem indisposição quando estão sentadas no banco de trás ou no assento do passageiro. A ZF vai além da abordagem focada apenas no veículo. “Somos uma das primeiras empresas do setor a colocar os ocupantes e a sua experiência de condução no centro das atenções”, afirma Florian Dauth, responsável pelas atividades na área de controlo dos movimentos do veículo com foco no ser humano do departamento de desenvolvimento de tecnologias avançadas da ZF. “O nosso objetivo consiste em identificar casos individuais de cinetose e desenvolver medidas adequadas à respectiva condição do passageiro”, completa ele.

Tecnologia de segurança veicular integrada

Para a ZF, mobilidade segura significa ajudar a proteger os utilizadores das ruas e estradas, através de funções de conforto e segurança recentemente desenvolvidas e aprimoradas. Esses recursos incluem o “Automated Front Collision Avoidance” e o primeiro sistema de proteção pré-colisão do mundo com um airbag lateral externo. As tecnologias de segurança da ZF ajudam a prevenir acidentes e amenizar as consequências se uma colisão for inevitável. Sistemas avançados de assistência ao condutor são projetados para reduzir o stress de quem conduz, prevenir acidentes ativamente e salvar vidas. O processo já se inicia no momento de entrada no veículo, com um sistema controlador ativo de fecho, que facilita o afivelamento do cinto de segurança e garante um posicionamento seguro e confortável. “O nosso conceito de interação coloca o ser humano no foco das atenções e valoriza a simplicidade”, afirma Uwe Class, Head do departamento de engenharia avançada de sistemas de mobilidade seguros da ZF.

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