Os componentes de suspensão defeituosos são um perigo para a segurança e os especialistas da ZF Services dão argumentos de venda às oficinas.
Os amortecedores são peças de desgaste que podem afetar a segurança do veículo. É por isso que um especialista deve confirmar o seu correto funcionamento nos veículos com elevada quilometragem e substituir os amortecedores caso seja necessário, tendo em conta o equipamento original do veiculo, para que não perca performance e capacidade. Ou seja, um veículo equipado com amortecedores de alumínio, deve substituir estes elementos por outros exatamente da mesma qualidade do material original. Nesse sentido, a ZF Services dispõe de um extenso programa de amortecedores na sua marca Sachs, que dá resposta às diferentes exigências do mercado.
Os fabricantes de automóveis confiam cada vez mais na tecnologia de alumínio para a produção de chassis dos seus veículos de luxo e premium, e apostam também em materiais leves na hora de escolher os componentes. Os amortecedores fabricados com estes materiais reduzem o peso do veículo, contribuindo assim para um menor consumo. Ao mesmo tempo, os amortecedores de alumínio oferecem as mesmas prestações de resistência e durabilidade que os amortecedores de aço.
As inspeções periódicas e a substituição em tempo oportuno são cruciais . A ZF Services recomenda que as oficinas aconselhem aos seus clientes a revisão dos amortecedores de forma regular, a partir dos 80 mil quilómetros ou após cinco ou seis anos de utilização do carro. A partir daí, fazer uma revisão a cada 20 mil quilómetros, uma vez que os amortecedores desgastados ou defeituosos aumentam o risco de sofrer um acidente. A distância de travagem fica mais longa, o veículo fica mais instável nas curvas e os diferentes sistemas eletrónicos de ajuda à condução (ABS, TCS e ESP) perdem eficácia. Apesar disso, de acordo com diversos estudos, um grande número de veículos influenciam negativamente a segurança rodoviária em geral, ao circularem com amortecedores defeituosos. Outra desvantagem dos amortecedores em mau estado é o facto dos pneus se desgastarem de forma irregular, e outros componentes da suspensão também se desgastarem mais rapidamente, o que que representa gastos adicionais para os utilizadores.
Assim, os especialistas da ZF Services recomendam que os amortecedores sejam sempre substituídos aos pares (eixo completo) e que sejam sempre usados componentes com qualidade de equipamento original, requisitos cumpridos pelos produtos da Sachs, que dispõe de amortecedores para ligeiros e derivados de turismo, com cerca de 4000 referências e uma cobertura superior a 98% do parque europeu de veículos.
Mais informação em www.zf.com/es