Ver todas

Back

ZF levou soluções de eletromobilidade ao IAA

7 Outubro, 2022

Durante o IAA Transportation 2022, a nova Divisão de Soluções para Veículos Pesados da ZF mostrou as suas mais recentes soluções automatizadas, conectadas e de eletromobilidade.

A ZF apresentou o seu supercomputador para veículos pesados ZF ProAI na IAA, assim como o seu novo acionamento central elétrico CeTrax 2, plataforma de travagem mBSP ‘XBS’ de última geração e solução digital pioneira de gestão de frotas SCALAR. Com estas soluções, a ZF pretende ajudar os seus clientes a tornar os veículos mais seguros, eficientes e ambientalmente sustentáveis.

Projetado especificamente para aplicações em veículos comerciais, o ProAI é o supercomputador automotivo mais flexível, escalável e poderoso do setor, fornecendo inteligência veicular para todas as plataformas de veículos, aplicativos de software e arquiteturas de sistemas elétricos/eletrônicos de veículos. Compacto, mais eficiente em termos energéticos e mais potente do que sua geração anterior, suporta todos os níveis de automação, desde ADAS – Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista – até a condução autónoma de Nível 5. Fornecendo os recursos avançados de computação exigidos pela condução autónoma, o poder de processamento do ZF ProAI é de até um quatrilhão de operações por segundo. Previsto para ser lançado primeiro na China, a partir de 2023, o ZF ProAI será instalado como um supercomputador em veículos pesados na China e nos EUA para apoiar a condução autónoma.

Por sua vez, a SCALAR irá oferecer um conjunto diversificado de recursos de otimização de operações de frota, incluindo soluções totalmente automáticas e ao vivo de planeamento, roteamento, agendamento e despacho. Aproveitando dados exclusivos do veículo, o melhor aprendizado de máquina e algoritmos baseados em IA, sua plataforma aberta e modular pode atender a uma ampla gama de requisitos do cliente. Ele fornecerá coordenação e gestão em tempo real do transporte de mercadorias e pessoas para frotas homogéneas e mistas. Isso ajudará os operadores, incluindo transportadores, cidades e outras partes interessadas, a embarcar nos próximos níveis do Transporte como Serviço (TaaS) e Mobilidade como Serviço (MaaS). Um elemento-chave da SCALAR é sua solução de Gestão de Serviços de Mobilidade, de otimização de operação de veículos autónomos, adquirida da Bestmile em novembro de 2021.

Ao apresentar seu novo sistema de acionamento central elétrico CeTrax 2 na IAA, a ZF também marca o início da sua produção em série, programada para começar no início de 2023, equipando um dos camiões DAF com essa tecnologia de transmissão.

O CeTrax 2 possui dois motores elétricos de alto desempenho, além de inversores de carboneto de silício e transmissão de três velocidades. Com todos os principais componentes integrados em uma única unidade, permite que as montadoras ofereçam sistemas de driveline convencionais e elétricos em uma única plataforma de veículo e permite alta potência e torque, menor peso e maior eficiência. Com potência contínua de 360 kW e uma saída máxima de 24.700 NM, o CeTrax 2 é acionado com mudanças de marcha suaves e quase imperceptíveis. Pode ser facilmente instalado em plataformas de veículos existentes e novas.

PALAVRAS-CHAVE