A ZF relembra as oficinas da importância das inspeções de segurança aos veículos dos seus clientes antes do período das férias.
A empresa indica que a prevenção em matéria de possíveis riscos de segurança não só aumenta a fidelidade dos clientes, como também gera vendas adicionais na oficina: durante a troca de pneus, é fácil verificar os amortecedores e os sistemas de travagem. Pneus que apresentam um desgaste irregular num dos eixos podem indicar que os amortecedores já não estão a funcionar corretamente. Isto prejudica a tração e a estabilidade do veículo em estradas de piso irregular ou nas curvas, acarreta o risco de aquaplanagem, mesmo a baixas velocidades, e os sistemas de segurança como o ABS, o controlo de patinagem e de estabilidade deixam de funcionar na perfeição. A distância de paragem é também significativamente maior. Por essa razão, amortecedores em mau estado devem ser substituídos de imediato. A humidade também afeta os componentes do chassis. Com o passar do tempo, os foles de borracha nas juntas do chassis vão-se danificando. Isto dá origem a fendas que permitem que a água suja atinja o interior das juntas, eliminando a massa lubrificante especial e acelerando a corrosão. Juntas danificadas e gastas podem originar problemas consideráveis durante a condução e acarretar um risco de segurança. Os foles de borracha e o casquilho de vedação no terminal do sistema de direção também devem ser inspecionados quanto a fendas. O desgaste nestes componentes tende a ser gradual. No entanto, influencia significativamente o comportamento do veículo, particularmente em situações críticas.
Travagem
A ZF lembra que, durante o inverno, o frio e a humidade colocam uma tremenda pressão sobre os sistemas de travagem. A gravilha, em particular, pode ficar presa na pequena folga entre as pastilhas e os discos de travão, o que, por sua vez, reduz consideravelmente a sua vida útil. É por isso que a inspeção do sistema de travagem é parte obrigatória de qualquer inspeção de segurança antes das férias. As pastilhas de travão devem ser substituídas, no mínimo, quando o revestimento residual for inferior a dois milímetros, enquanto que as maxilas dos travões de tambor carecem de substituição quando o revestimento residual atinge um milímetro, no máximo. Atualmente, os sistemas de travões de disco têm indicadores de desgaste em praticamente todos os automóveis. Estes não devem ser ignorados. Alguns tipos de veículos são também propensos a discos de travão extremamente enferrujados no eixo traseiro. As oficinas recomendam que os clientes carreguem a fundo nos travões de vez em quando, uma vez que as pastilhas quase não tocam nos discos quando se trava suavemente, o que significa que a ferrugem e a sujidade não se libertam. O portefólio de produtos da empresa inclui transmissões e componentes da transmissão, eixos, sistemas de direção e diferenciais, componentes do chassis e da direção, amortecedores, sistemas de travões de disco, sistemas de travões de tambor e de acionamento da travagem, bem como componentes da direção e da transmissão, e componentes de borracha-metal da empresa líder mundial em tecnologia de transmissão e chassis, bem como em sistemas de segurança ativa e passiva.