Em entrevista, Detlev Baudach, Senior Vice President, Global OE Sales and EMEA Aftermarket Commercial Strategy da Federal-Mogul Motorparts, faz uma análise ao mercado pós-venda e dá a conhecer algumas particularidades da empresa.
Existe alguma nova tendência no aftermarket?
Há uma tendência significativa na Europa. Aqui, o aftermarket está a ser redefinido e está a tornar-se cada vez mais semelhante ao contexto norte-americano, onde apenas alguns grandes distribuidores partilham o mercado. Esta tendência continua na Europa.
Como é apreciada esta reorientação?
Vemos que existem dois fluxos: Existe uma rápida consolidação da distribuição na Europa, tanto pelos principais players do mercado localizados aqui como por atores internacionais relevantes, e uma expansão global dos grupos de distribuição internacional além do cenário atual europeu.
Acreditamos que a Federal-Mogul Motorparts está bem colocada para tirar proveito dessas tendências, dado o nosso posicionamento global pós-venda fora da Europa e nossa ampla gama de produtos e serviços de qualidade.
Como se divide o negócio OE e as empresas pós-venda na Federal-Mogul Motorparts?
A Motorparts atende a ambos os clientes: o mercado OE e o aftermarket. Na divisão de negócios da OE da Motorparts, estamos focados em projetos de alta qualidade, fabricação, engenharia e inovação contínua para atender às especificações dos clientes através de uma variedade de modelos e plataformas para produtos de fricção, chassis e limpa pára brisas, entre outros.
No pós-venda, as expectativas dos clientes tornaram-se igualmente rigorosas. A concorrência está a impulsionar os pedidos por componentes de substituição e soluções de qualidade e mais e mais serviços e capacidades de entrega. Esta é a nossa maneira de alcançar a sustentabilidade e a diferenciação. É por isso que é importante para nós aproximarmo-nos dos nossos clientes e também para entender as necessidades dos distribuidores, os instaladores que trabalham diariamente com os nossos produtos pós-venda. Queremos uma opinião crítica dos nossos clientes que nos permita satisfazer as mudanças das necessidades da indústria.
Como criam essa proximidade com as oficinas?
Esta proximidade começa com o nosso centro de atendimento técnico, onde nossos especialistas resolvem uma ampla gama de consultas dessa natureza com base em marca, modelo, ano ou tipo de componente. Também oferecemos uma plataforma de conhecimento interativa. Em www.fmcampus.eu, oferecemos unidades de ensino virtuais, vídeos de formação e as últimas informações técnicas. Estamos a construir centros de formação para trazer para a Europa ações que já estão a ser bem-sucedidas nos EUA. Atualmente, temos especialistas técnicos da F-M para mim a trabalhar com distribuidores e com os nossos formadores certificados, a disponibilizar formação técnica e apoio através de oficinas específicas. Além disso, organizamos visitas aos nossos centros de fabrico, mostrando como os nossos produtos são fabricados e onde estão as suas vantagens.
Também têm recursos para o utilizador final?
Oferecemos conteúdo online, incluindo produtos e vídeos de instalação, diretamente acessíveis aos clientes e cerca de 60 sites da marca. Continuamos a investir nas nossas marcas e na ligação com os nossos clientes.
…e no vosso portfólio têm algumas marcas bem conhecidas…
Temos aproximadamente 20 marcas de topo no nosso catálogo global. Entre eles estão Champion, Ferodo ou a famosa marca de fricção Jurid, entre muitos outros.
Quais são as vantagens específicas de um catálogo tão extenso?
Como fornecedor global, temos uma infraestrutura escalável, pessoas e processos que garantem uma experiência consistente para nossos clientes em qualquer lugar do mundo. O nosso portfólio de produtos e marcas coloca como um “fornecedor integral”, com uma oferta que inclui travões, componentes de chassi, filtros, limpa para brisas, iluminação, componentes de motor e muito mais.
Continuarão a manter a abordagem de fornecedor integral?
Sem dúvida, porque mostrou o seu valor. Especialmente nas áreas de ignição, chassi e fricção. São produtos com os quais chegamos a grandes clientes. Servem para abrir a porta e oferecer aos clientes outros produtos do nosso catálogo.
Quão importantes são as marcas privadas?
As marcas privadas desempenharam tradicionalmente um papel importante na Europa. No futuro, a sua importância continuará a aumentar, como tem sido visto internacionalmente. A Federal-Mogul Motorparts fornece uma quantidade considerável de produtos de marca própria, juntamente com os nossos produtos de marca.
A Federal-Mogul Motorparts é uma referência quando falamos sobre motores de combustão tradicionais.
Como se adaptam ao ritmo da mobilidade eletrónica?
A nossa missão é aumentar constantemente os padrões da indústria automóvel. Como um dos principais players de OE, estamos comprometidos com os clientes que estão a procurar plataformas de mobilidade eletrónica e de condução autónoma. Vemos que a condução autónoma penetra no mercado talvez mais rápido que os veículos elétricos, especialmente no segmento de veículos comerciais, onde podem ter um impacto significativo.
Além disso, temos estado orientados por algum tempo para fornecer serviços de valor acrescentado aos clientes, como fazemos com redes de distribuição otimizadas, o nosso aclamado programa de treinamento e suporte técnico Garage Gurus na América do Norte ou o programa F-M Campus na EMEA. Acreditamos que esses serviços colocam-nos numa posição que nos permitirá continuar a servir o aftermarket e os clientes de forma apropriada, independentemente do tipo de veículo.
O nosso know-how em pós-venda e nossos componentes de alta qualidade continuarão a ser exigidos à medida que a indústria avança em direção a veículos elétricos e autónomos. E especialmente na condução autónoma, onde acreditamos que haverá uma maior necessidade de evitar falhas. Prevemos também um maior uso de automóveis – por exemplo, “robotaxis” -, que se espera que estejam na estrada 24 horas por dia, 7 dias por semana, alimentando a necessidade de serviços de manutenção e reparação.
Como se destaca a Federal-Mogul Motorparts dos seus concorrentes?
Estamos bem posicionados. A experiência no desenvolvimento de produtos para especificações mais rigorosas e a nossa inovação contínua no mercado OE fornece um pedigree para a nossa oferta de produtos no aftermarket. Como mencionei anteriormente, oferecemos mais de 20 das marcas de pós-venda reconhecidas e continuamos a investir em produtos inovadores, serviços técnicos e suporte para a nossa distribuição, por forma a oferecer o melhor serviço ao cliente em pós-venda. Na Europa, recentemente reconfigurámos a nossa distribuição com novas dependências na Bélgica e na Hungria para melhorar os nossos serviços e capacidades de entrega em toda a região.