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Parts Specialists analisam tanques de expansão DT Spare Parts

Os Parts Specialists da DT Spare Parts, da Diesel Technic, analisam, num novo vídeo no YouTube os tanques de expansão da marca e dão algumas dicas para o manuseamento deste tipo de produtos.

A gama da DT Spare Parts inclui mais de 70 itens no grupo de produtos de tanque de expansão. Peças complementares, como sensores de nível, plugues, conjuntos de mangueiras, refrigerante e vários tipos de tanques de expansão estão disponíveis no Partner Portal da Diesel Technic. As peças de reposição são aplicáveis às marcas como Iveco, MAN, Mercedes-Benz, Scania e Volvo.

Todos os produtos da DT Spare Parts são caracterizados pelo melhor design possível e ajuste preciso. Isso simplifica a instalação e garante um desempenho confiável. Como os tanques de expansão são geralmente feitos de polipropileno robusto, eles oferecem máxima confiabilidade e durabilidade.

Quando o refrigerante esquenta, ele se expande. Para evitar que as mangueiras entre o radiador e o motor sejam sobrecarregadas, o refrigerante deslocado é absorvido pelo tanque de expansão e garante que o sistema de arrefecimento funcione de forma ideal. A sobrepressão resultante é aliviada pela válvula de equalização integrada. Assim que a temperatura do refrigerante estiver na temperatura operacional, um leve vácuo será criado no sistema de arrefecimento.

Graças à válvula de equalização, a liberação de picos de pressão na atmosfera pode regular a pressão no sistema. Isso evita danos ao sistema de arrefecimento, por exemplo, sobrecarga de mangueiras, tanques e vedações.

Se o refrigerante precisar ser completado, é importante garantir que o radiador e o motor esfriem completamente antes de abrir a tampa. “Como há sobrepressão no tanque de expansão, a abertura prematura pode deixar que vapores quentes escapem e provoquem graves queimaduras”, explica Niklas. “Depósitos brancos puderem ser vistos no sistema de arrefecimento ou nos componentes conectados indicam que o refrigerante está vazando”, aponta o profissional dos PS. O anticongelante drenado pode ser recarregado no novo tanque de expansão se não houver depósitos visíveis e o nível do refrigerante for suficiente.

O anticongelante tem várias funções neste contexto. Primeiro, previne o congelamento em baixas temperaturas e, segundo, lubrifica os componentes internos e os protege da corrosão. A corrosão que se desenvolve no radiador age como uma “lixa líquida”, danifica os componentes de vedação e provoca constrições/bloqueios no sistema de arrefecimento.

Depois de concluídas a instalação e a recarga, realiza-se um teste de vazamento de pressão usando uma bomba manual ou uma conexão de ar comprimido. Vazamentos internos e externos podem ser causados por um radiador, compressor ou junta do cabeçote danificados, por exemplo. “Se o refrigerante e o óleo do motor forem misturados, depósitos leitosos aparecem”, Niklas mostra no vídeo. Como resultado, os dutos no sistema ficam obstruídos ou a película lubrificante no circuito de óleo se rompe, danificando o motor seriamente.

Veja o vídeo:

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