Ver todas

Back

PRO_MOV: Onde existem pintores automóveis?

3 Outubro, 2024

A falta de pintores no setor automóvel é um dos temas mais preocupantes no pós-venda atual que já está a condicionar a atividade de muitas empresas. Através do PRO_MOV, o Grupo JAP em parceria com outras empresas, querem combater urgentemente este problema.

Através de uma iniciativa europeia (R4E – Reskilling 4 Employment), teve início em Portugal, em 2021, o PRO_MOV, fruto de uma parceria entre empresas privadas e o setor público, onde está envolvido o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Neste momento o ecossistema PRO_ MOV conta com mais de 120 empresas em Portugal e 8 Laboratórios em ação em diferentes áreas e setores: Agricultura, Business Intelligence, Digital, Green Jobs, Indústria, Saúde, Vendas e mais recentemente o Automóvel. Este novo Laboratório Automóvel nasce sob a tutela do Grupo JAP, com a parceria da NORS, da Salvador Caetano e do Grupo Barraqueiro para dinamizarem a formação em contexto de trabalho, tendo início marcado já neste mês de setembro. A criação deste Laboratório Automóvel surge da necessidade identificada pelas empresas em encontrar pintores de automóveis, com as competências profissionais necessárias para responder às exigências do mercado, relacionadas com qualidade do trabalho no setor, com as especificações técnicas definidas pelos fabricantes e com as regras de segurança e de proteção ambiental. Além da vertente teórica, os candidatos vão também realizar formações práticas em contexto de trabalho nas empresas envolvidas, aumentando assim a possibilidade de uma entrada mais rápida no mercado de trabalho. À semelhança dos outros Laboratórios PRO_MOV, também no Laboratório Automóvel o currículo formativo é desenhado entre as empresas parceiras e o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional. O objetivo é garantir que os candidatos obtêm uma formação alinhada com as necessidades do mercado de trabalho, num setor tão carenciado de profissionais qualificados. “A mais-valia do PRO_MOV é que permite responder em tempo útil às necessidades das empresas, com cursos adaptados às exigências do mercado. O lançamento do Laboratório Automóvel vem reforçar esta missão, criando novas oportunidades para que os candidatos ingressem no mercado de trabalho com perspetivas de um emprego estável, por serem profissões necessárias e que as empresas precisam. O papel do IEFP é ser o elo entre quem procura emprego e quem o disponibiliza”, refere Domingos Lopes, presidente do IEFP.

Formação de pintores A formação ‘Pintor/a de Veículos Automóveis’ é a primeira deste novo laboratório para dar resposta à crescente procura no mercado português. O reduzido número de técnicos qualificados faz com que seja uma profissão muito valorizada pelas empresas, que procuram atrair e reter os melhores profissionais com salários competitivos e benefícios adicionais. A constante evolução do mercado de trabalho, com alterações introduzidas pelas transições verde e digital, tem mudado o perfil do pintor de automóveis, impondo às empresas e aos colaboradores novos desafios relacionados com a sustentabilidade e eficiência energética, mas também com as novas tecnologias e materiais de pintura.

Aberto a todos Será importante ainda destacar, em relação ao Laboratório Automóvel no âmbito do PRO_MOV que qualquer pessoa, independentemente da sua qualificação, seja ela na área automóvel ou não, pode frequentar esta formação. Por outro lado, qualquer empresa com interesse nesta área pode-se associar ao Laboratório Automóvel. As empresas podem manifestar interesse em colaborar com o PRO_MOV ou entrar em contacto com a equipa através do formulário disponível no seu site (https://pro-mov. pt/parceiros). É de destacar ainda, que numa segunda fase, o Laboratório Automóvel pretende alargar as formações a outras profissões, perspetivando-se a criação de cursos nas áreas de reparação de carroçarias, eletromecânica, mecatrónica, entre outras, garantindo uma oferta formativa mais abrangente.

O QUE É O PRO_MOV?

O PRO_MOV é o primeiro programa em Portugal da iniciativa europeia R4E – Reskilling 4 Employment, concebido pela European Round Table for Industry (ERT), fórum europeu de executivos cuja missão passa pela promoção da competitividade e a prosperidade na Europa, promovendo a formação de profissionais para os empregos de futuro através da requalificação e integração no mercado de trabalho. O PRO_MOV teve início em 2021, liderado pela Sonae, em colaboração com a Nestlé e SAP, lado a lado com o setor público, através do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em estreita cooperação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

A Associação Business Roundtable Portugal (Associação BRP) e a CIP, Confederação Empresarial de Portugal, são parceiros fundamentais do projeto, trazendo-lhe escala através da entrada de inúmeras empresas portuguesas dos mais variados setores. Neste momento o ecossistema PRO_MOV conta com mais de 120 empresas em Portugal e 8 laboratórios em ação: Agricultura, Automóvel, Business Intelligence, Digital, Green Jobs, Indústria, Saúde e Vendas. Refira-se que a primeira formação, dinamizada dentro do Laboratório Automóvel, vai abrir na região do grande Porto. As candidaturas ao curso ‘Pintor/a de Veículos Automóveis’ podem ser feitas no site do PRO_MOV (https://pro-mov.pt).

“QUALQUER EMPRESA COM INTERESSE NESTA ÁREA PODE ASSOCIAR-SE AO LABORATÓRIO”

Ricardo Sousa Coordenador de Formação do Grupo JAP

O novo Laboratório Automóvel, no âmbito do PRO_MOV, nasce sob a tutela do Grupo JAP. Ricardo Sousa, Coordenador de Formação do Grupo JAP, explica aos leitores da revista PÓS-VENDA os detalhes deste projeto que pretende responder a uma enorme necessidade do setor automóvel, que é a falta de pintores automóveis.

Como se dinamiza este laboratório? A escassez de técnicos qualificados no setor automóvel – designadamente nas áreas de reparação – foi o mote para a criação deste laboratório, que o Grupo JAP lidera, no âmbito do PRO_MOV, um projeto de requalificação profissional, fundado em 2021. Após análise conjunta com as restantes empresas parceiras deste laboratório em causa – Salvador Caetano, Nors e Grupo Barraqueiro – optou-se por iniciar com a formação de Pintura Automóvel, com o objetivo de requalificar indivíduos em idade ativa, desempregados ou em situação de subemprego, que ambicionem trabalhar nesta área. É na Zona Norte que se verifica a maior necessidade de técnicos qualificados nesta área e é onde se encontra a maior parte das instalações onde a formação será lecionada. Mas já está previsto o lançamento de novas edições em diferentes zonas do país. O currículo formativo pretende dotar os formandos de competências técnicas na área e, por isso, para além da componente teórica de introdução e enquadramento à função, é destacada a componente prática, com aulas teórico-práticas em contexto de oficina, complementadas ainda com a formação em contexto de trabalho, a acontecer nas empresas parceiras. O Grupo JAP, com mais de 120 anos de história nos setores automóvel e da mobilidade, e com cerca de 3500 colaboradores em mais de 75 instalações em território nacional, dispõe do know-how e das ferramentas essenciais e necessárias a todas as formações consideradas. O laboratório encontra-se já a definir aquelas que serão as próximas ações formativas a acontecer, com foco na Reparação de Carroçarias, Mecatrónica Automóvel e Eletromecânica. Mais empresas do setor auto poderão juntar-se? O que têm de fazer para se juntar? Qualquer empresa com interesse nesta área pode associar-se ao Laboratório e, para tal, deve contactar diretamente o PRO_MOV. O Laboratório irá também apostar no crescimento do PRO_MOV através da identificação e convite a novas empresas que atuem no setor da reparação para se juntarem ao projeto.

A diversidade de empresas é fundamental para o sucesso, por permitir o aumento do número de localizações para a formação prática em contexto de trabalho e, consequentemente, aumentar a taxa de empregabilidade dos formandos. As empresas podem juntar-se enquanto participantes do Laboratório, contribuindo para a definição de novos cursos e desenho dos seus percursos formativos. Podem ainda receber formandos para formação em contexto de trabalho, com objetivo de avaliar e formar técnicos requalificados que possam vir a integrar os seus quadros. As empresas podem manifestar interesse em colaborar com o PRO_MOV ou entrar em contacto com a equipa através do formulário disponível em https://pro-mov. pt/parceiros. Qualquer pessoa, já profissional da repintura ou não, pode-se juntar a este programa? Sim, a formação pode ser frequentada por qualquer pessoa, independentemente das suas qualificações, nesta ou noutra área.

Os ativos empregados da área de pintura, que se encontram em situação de subemprego, têm na formação a oportunidade de rever conteúdos e experienciar situações práticas diferentes, para além de obterem um certificado de formação que poderá abrir portas à progressão na carreira. Indivíduos em situação de desemprego sem qualquer contacto com a área, têm igualmente vantagens ao realizar esta formação alinhada com as necessidades do mercado. Para além disso, a área de recondicionamento automóvel de viaturas usadas e/ou acidentadas será sempre necessária, pelo que está assegurada estabilidade em relação à necessidade de mão-de-obra. A requalificação profissional permite às empresas confiarem nos conhecimentos e competências técnicas destes profissionais para executarem este tipo de trabalho. Quanto tempo dura a formação? A formação tem a duração aproximada de 9 meses, a tempo inteiro, em horário laboral e em formato intensivo. Numa fase inicial acontecerá a formação teórica e teórico-prática de cariz mais tecnológico, em sala e em ambiente de oficina, nas instalações do IEFP do Cerco, no Porto. Esta componente visa a aquisição e o desenvolvimento de conhecimentos, aptidões e atitudes que deem resposta ao definido no perfil ocupacional/perfil de saída e no plano curricular associado à respetiva ocupação.

Terminadas estas horas iniciais, os formandos terão a formação em contexto de trabalho, já nas empresas, para aplicação e consolidação de competências técnicas, comportamentais e relacionais. Os candidatos integrados nesta formação terão oportunidade de selecionar uma das empresas para a formação em contexto de trabalho. Existem alguns dados sobre a falta de pintores no setor auto e como isso estará a afetar o setor? As transformações no setor automóvel obrigam à requalificação de trabalhadores no domínio da manutenção de veículos.

De acordo com um estudo da Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia (ITRE) – O futuro do setor automóvel da EU (2021) – “não estão disponíveis profissionais qualificados e talentos em subsetores específicos para dar resposta à procura das empresas da União Europeia (EU), o que conduz a uma concorrência mundial para atrair e reter esses profissionais”. Para dar resposta a esta realidade a UE e o setor automóvel definiram uma estratégia de atuação através de vários projetos já em curso, como o DRIVES, a Automotive Skill Alliance e o Pacto para as Competências no sector automóvel. A aposta na formação e requalificação dos profissionais desta área é fundamental para garantir que as empresas conseguem dar respostas eficazes e eficientes ao cliente, alcançar melhores resultados e, consequentemente, reter mais facilmente o talento dentro de portas. Por sua vez, empresas mais eficientes e com capacidade de resposta contribuirão para a manutenção da liderança e da competitividade.

Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 108, de setembro de 2024. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE