A tecnologia Pirelli Cyber Tyre obteve três novos reconhecimentos internacionais pela sua contribuição para a segurança automóvel, em França, a nível europeu e nos Estados Unidos, poucas semanas depois de a tecnologia ter sido reconhecida naquele país como a mais inovadora do setor dos pneus.
Na oitava edição dos Automobile Awards, em França, a Cyber Tyre recebeu o Safety Award, atribuído por um júri composto por 20 especialistas da indústria automóvel. O prémio distinguiu a capacidade da tecnologia em reforçar a segurança dos veículos através de sensores integrados nos pneus, ligados à unidade de controlo eletrónico, que transmitem dados em tempo real sobre as condições da estrada. Esta informação permite uma intervenção mais rápida dos sistemas de controlo do veículo, como a antecipação da travagem ou a redução das distâncias de paragem, contribuindo para uma condução mais segura e inteligente.
O segundo reconhecimento foi o prémio SafetyBest, atribuído pelo Autobest, um júri automóvel independente que representa 32 países europeus. A distinção foi concedida à Pirelli “pelo desenvolvimento pioneiro da tecnologia Cyber Tyre, uma inovação de relevância excecional para a segurança automóvel”, segundo a fundamentação do júri, baseada em testes extensivos e análises aprofundadas.
O terceiro prémio foi atribuído pela empresa norte-americana de análise de mercado Frost & Sullivan, que distinguiu a Pirelli como Company of the Year 2025 na categoria Global Smart Automotive Tyre Market. O júri destacou o impacto inovador da Cyber Tyre e a forma como a tecnologia “demonstra como os sistemas digitais podem redefinir até os componentes automóveis mais tradicionais”, sublinhando o papel da Pirelli como agente de transformação do setor.
Segundo Andrea Casaluci, CEO da Pirelli, “estes novos reconhecimentos confirmam que o papel do pneu mudou”, explicando que, para além da função tradicional de garantir o controlo do veículo, o pneu passou a recolher e transmitir dados processados por algoritmos desenvolvidos pela empresa, permitindo novas funcionalidades ao nível da eletrónica do veículo e da interação com as infraestruturas rodoviárias. O responsável destacou ainda a importância da digitalização e da conectividade no desenho da mobilidade futura.
Após cerca de duas décadas de desenvolvimento, a tecnologia Cyber Tyre encontra-se já implementada em modelos de vários fabricantes automóveis, suportada por uma parceria com a Bosch para integração com sistemas como o ABS, o ESP e o controlo de tração. A primeira aplicação em produção surgiu em 2021 no McLaren Artura, seguindo-se, em 2024, uma versão orientada para circuito no Audi RS 4 Avant Edition 25 Years. Em 2025, a versão mais avançada chegou ao Pagani Utopia Roadster, com integração total na eletrónica de controlo do veículo, tendo sido igualmente anunciado um acordo com a Aston Martin para a adoção da tecnologia em futuros modelos.
A Cyber Tyre é um sistema integrado de hardware e software capaz de recolher dados como pressão, temperatura e aceleração através de sensores instalados no pneu, processando-os em tempo real e comunicando com a eletrónica do veículo e com sistemas ADAS.
A tecnologia estende-se também às infraestruturas, como demonstra a colaboração iniciada com a Região da Apúlia, que utiliza os dados recolhidos para criar um mapa rodoviário dinâmico e apoiar a gestão da manutenção das estradas. Através da conectividade Vehicle to Everything, a Cyber Tyre pretende contribuir para o desenvolvimento de estradas e cidades inteligentes e para futuras aplicações de condução autónoma.










