Foi hoje oficialmente apresentado a primeira edição do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, que se realizará na Alfândega do Porto, de 13 a 15 de Outubro.
A primeira nota de destaque é que as principais marcas automóvel (12) já confirmaram a presença no certame que pretende trazer ao público alternativas aos actuais sistemas de mobilidade.
Além da exposição inteiramente dedicada aos veículos eléctricos “plug-in” e híbridos, o certame vai incluir seminários, palestras e experiências ao volante, que vão permitir conhecer as mais recentes propostas para a nova mobilidade.
Na Alfândega do Porto vão estar expostos, em discussão, e como experiências, as nova propostas para uma mobilidade sustentável, para uma mobilidade que permita um futuro mais limpo e um planeta mais saudável. Atualmente os automóveis híbridos, plug-in e eléctricos, apresentam as respostas necessárias, para um futuro em que a mobilidade apresente soluções mais limpas e com emissões poluentes mais baixas, ou nulas.
De acordo com a visão de José Oliveira, director geral do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, “há muito trabalho a ser desenvolvido neste campo. O público está ainda muito pouco informado, por vezes até confuso e por, por isso, pretendemos dar respostas, esclarecer dúvidas e fazê-lo com base na experiência, trazer as pessoas até aos carros e levá-los a experimentar esta realidade.”
Atualmente cerca de 80% dos espaços de exposição disponíveis já estão atribuídos, pelo que a organização do evento prevê ter o certame fechado nas próximas semanas.
Marcas automóvel presentes
Com 12 marcas presentes o Salão do Híbrido e Elétrico reúne praticamente toda a oferta existente no mercado nacional, entre os modelos híbridos, eléctricos e plug-in. Ao todo vão ser mais de 40 modelos em exposição.
BMW, Hyundai, Lexus, Nissan, Mini, Mitsubishi, Renault, Smart, Tesla, Toyota, Volkswagen e Volvo, são para já as marcas confirmadas.
Programa do evento
O Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico vai abrir as portas ao público às 10.00 horas de Sexta-feira, dia 13 de Outubro. A inauguração oficial do Salão vai ser às 11.00 horas, com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, Engenheiro José Mendes. Encerra às 22.00 horas.
Nos dias 14 e 15, sábado e domingo, o Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico abre novamente às 10.00 horas. O encerramento no sábado vai ser às 22,00 e domingo às 20.00 horas.
Paralelamente com a exposição vão decorrer as experiências de condução, na área Test Drive Galp, e estão ainda previstas duas dezenas de seminários, com o objetivo de debater, partilhar e esclarecer o público sobre a mobilidade sustentável.
Embaixador do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico
João Fernando Ramos, jornalista, pivô da RTP, piloto de ralis é um entusiasta do motor e utilizador de automóvel elétrico.
“Há dois anos que tenho um automóvel elétrico e utilizo-o diariamente. Acho que o futuro da mobilidade tem que assentar em novos conceitos, mais limpos e isentos de emissões poluentes. Por isso, quando me foi lançado o desafio de ser “embaixador” deste evento, não podia deixar de aceitar o convite.”
Organização
A organização do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico está a cargo da Zest – Marketing e Eventos, empresa com larga experiência na organização de eventos, com enfoque nos sectores automóvel e da energia.
Mais informações em www.salaoautomovelelectrico.pt