Com as marcas Japanparts, Ashika e Japko, a Japanparts Group reforçou o seu portfólio de válvulas EGR para o aftermarket.
Com uma cobertura de 42% do parque circulante, o Japanparts Group apresenta uma gama EGR com mais de 150 códigos disponíveis para veículos asiáticos, europeus e americanos.
A qualidade do produto Japanparts, Ashika e Japko é garantida pela utilização de materiais de primeira qualidade e por uma montagem dos componentes em conformidade com as especificações dos fabricantes, que garante a completa intermutabilidade com as partes originais.
Juntamente com as válvulas EGR, são sempre fornecidos os kits de instalação com todos os o-rings e vedantes necessários para a instalação sem ter de adquirir outras peças de substituição.
A garantia de 24 meses torna as válvulas uma alternativa válida e de qualidade semelhante ao produto original.
O que é 0 EGR
O acrónimo EGR, por extenso Exhaust Gas Recirculation, descreve a função deste componente, ou seja, a recirculação dos gases de escape. A Válvula EGR recolhe uma parte dos gases do coletor de escape, orienta-os para um permutador para diminuir a sua temperatura e devolve-os ao coletor de admissão. Os gases recuperados desta forma (sem oxigénio) são misturados com o ar aspirado pelo motor e entram na combustão.
Apenas uma pequena parte dos gases de escape é recuperada pela válvula EGR, com uma percentagem mínima de 5% e máxima de 15%, suficiente para baixar a temperatura da combustão e com essa as emissões de óxidos de azoto (NOx).
A função da válvula EGR é basicamente a de reduzir as emissões nocivas, devido à poluição ambiental ligada aos gases de escape.
A coordenar o trabalho do grupo EGR encontra-se a unidade central do motor, que gere a sua modulação. O grupo EGR inclui uma ou mais válvulas, cabos, atuadores e motores elétricos ou pulmões pneumáticos.
Porquê controlar o EGR?
O problema mais frequente que compromete o correto funcionamento da válvula EGR é a acumulação de sujidade, devido ao contínuo contacto com os gases de escape e à sua combinação com os vapores do óleo presentes na admissão.
O problema surge sobretudo nos veículos a gasóleo que percorrem breves distâncias a baixas velocidades. A avaria da válvula EGR é muitas vezes indicada pelo indicador amarelo “controlo avaria motor” ou pela mensagem “controlo gases de escape”.
A limpeza da válvula EGR com produtos químicos específicos nem sempre é suficiente e em muitos casos danifica a própria válvula. Assim, é preferível substituí-la completamente. É muito difusa atualmente a prática de exclusão da válvula EGR, mas sublinhamos que se trata de uma prática ilegal e punível nos termos da lei. Isto porque o aumento das emissões de NOx faz com que o veículo deixe de estar em conformidade com as normas de referência.
Clique aqui para fazer o download do catálogo de válvulas EGR: http://www.japanpartsgroup.com/splash/valvole-egr.html