A Hella Gutmann Solutions está a estudar as novas possibilidades que a tecnologia permite, nomeadamente a troca de dados entre e com veículos para oficinas independentes.
“Estamos explorando o conceito de descriptografar e avaliar informações adicionais sobre o veículo para o benefício das oficinas”, explica Rolf Kunold, diretor administrativo da Hella Gutmann Solutions.
Esta rede de clientes é conseguida através da solução dongle baseada no navegador da empresa norte-americana CarForce, na qual a Hella adquiriu uma participação. Ambos, o software e o dongle estão sendo desenvolvidos para aplicações de oficina.
Desde que tenham o consentimento dos clientes, as oficinas podem receber telematicamente dados do veículo através de dongles da Hella Gutmann (transmissores de rádio) que permanecem permanentemente nas interfaces OBD dos veículos dos clientes.
Isto dá a oportunidade de poder abordar proativamente os clientes, a fim de informá-los das medidas necessárias a serem tomadas. Isso significaria então que o tempo e o custo para um trabalho de reparo e sua eficiência económica poderiam ser estimados remotamente.
O cliente da oficina também lucra com isso, pois o dongle Hella Gutmann no carro oferece segurança adicional: significa que a oficina do cliente terá sempre acesso aos dados do veículo e entrará em contato sempre que se perceber que há necessidade de determinada ação. Esse tipo de ação pode implicar o enchimento de pneus, a troca de óleo, a recarga de AdBlue, a substituição de uma bateria em tempo útil ou a correção de quaisquer outros problemas.