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DOSSIER Marcas do Aftermarket: “As oficinas devem focar-se na qualidade e longevidade”, André Sobottka, Meyle

28 Agosto, 2019

André Sobottka, Head of Sales, Marketing and Communication da Meyle, analisa o aftermarket e a presença da empresa neste setor.

Quais são os principais desafios que as marcas do aftermarket enfrentam para o futuro?
As oficinas independentes enfrentam o desafio de permanecer competitivas no ambiente OE. As oficinas devem ser capazes de responder de forma flexível e rápida às consultas dos clientes e mostrar alternativas ao OE – em termos de qualidade, preço e tempo. As oficinas devem focar-se na qualidade e longevidade, para se diferenciar de forma sustentável no ambiente competitivo do mercado. Os engenheiros da Meyle analisam e melhoram as peças e soluções de OE, criando valor agregado através de projetos otimizados e Meyle-KITS que economizam tempo e dinheiro. Muitos dos nossos Meyle-KITS – como o kit de buchas com fenda Meyle-HD – não existem no lado OE.

Como se estão a preparar para a eletrificação do automóvel?
Desde o início, a empresa tem estado ativamente ciente das possibilidades e desafios que a eletrificação do carro implica. Por isso, a emovum GmbH, como subsidiária 100% da Wulf Gaertner Autoparts AG, foi fundada para promover o desenvolvimento da mobilidade elétrica no transporte de passageiros e carga e oferecer uma alternativa real para os combustíveis fósseis. A emovum vê-se como fornecedor de serviços holístico e especialista no desenvolvimento de questões de e-mobility.

Que ferramentas digitais, em termos de acompanhamento técnico, a vossa empresa tem desenvolvido paras as oficinas?
A Meyle fornece dados, texto e imagens em bases de dados do setor, como por exemplo o TecDoc. Com a ajuda de interfaces gráficas para modelos BMW e Mercedes, a Meyle simplifica a identificação de peças para oficinas. Esses gráficos, especialmente projetados pela Meyle, mostram a peça no contexto da tecnologia complexa de chassis, facilitando a identificação das peças, o que representa uma economia de tempo para as oficinas e grossistas: são mostradas as posições de instalação exatas, com todas as informações relevantes e detalhes. É possível também clicar no artigo e ir diretamente para a encomenda.

O que é que uma oficina independente poderá esperar no futuro de uma empresa como a vossa?
Os parceiros e oficinas podem contar não apenas com os produtos e soluções da Meyle, mas também com os serviços: uma alta taxa de utilização logística, tempos de entrega rápidos do armazém central em Hamburgo, representantes de vendas e locais em todo o mundo, contactos multilíngues de atendimento ao cliente ou campanhas de marketing conjunto. A Meyle atribui grande importância ao contacto pessoal e parcerias de longo prazo.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 44, de maio de 2019. Consulte aqui a edição.

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