Sob o tema “Making Mobility Sustainable and Autonomous” (Tornar a mobilidade sustentável e autónoma), a Schaeffler está presente no IAA 2019 em Frankfurt, para apresentar a sua visão de mobilidade sustentável, onde se destacam os novos motores elétricos.
“Vemos a atual transformação da mobilidade como uma oportunidade de usar a nossa experiência em tecnologia para moldar de forma inovadora o setor de mobilidade sustentável de amanhã”, afirmou Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG. A empresa está a utilizar a sua presença no IAA para apresentar a sua perspectiva integrada de toda a cadeia energética do setor de mobilidade e traçar um perfil das suas soluções inovadoras de sistemas.
Entre os destaques, está a primeira apresentação pública dos motores elétricos Schaeffler, que foram desenvolvidosque estão agora a entrar em produção em grande escala. Outros destaques incluem sistemas de transmissão híbridos dedicados, o Schaeffler Intelligent Corner Module com o seu ângulo de direção de 90 graus, drive-by-wire como uma tecnologia capacitadora essencial para carros autónomos e o Schaeffler Mover, um novo conceito de mobilidade para espaços urbanos.
A Schaeffler vê a cadeia de energia como um todo – e é por isso que também é capaz de oferecer soluções de sistemas e produtos para geração de energia renovável, por exemplo. “Para ser sustentável, é preciso olhar para toda a cadeia energética. Simplesmente mudar as emissões de um ponto da cadeia para outro não afeta o balanço geral de CO2”, afirmou Klaus Rosenfeld.
Durante o IAA, a Schaeffler está a demonstrar de que forma está a apoiar os fabricantes na sua jornada de mobilidade elétrica com o seu extenso portfólio de tecnologias de eletrificação. “Temos produtos para todas as opções no espectro de eletrificação, desde hibridação suave a veículos híbridos completos e híbridos plug-in, até motores elétricos de alto desempenho para veículos elétricos puros”, explicou Matthias Zink, CEO da Schaeffler, OEM automotivo.
A Schaeffler irá iniciar a produção em volume de motores elétricos nas classes de tensão que variam de 48 a 800 V e com saídas que variam de 15 a 300 kW. Em 2021, por exemplo, iniciará a produção de um motor elétrico para vários modelos fabricados por um fabricante de automóveis europeu. Em termos de hibridação, a empresa está concentrada na transmissão híbrida dedicada (DHT), uma tecnologia na qual o motor elétrico e a transmissão são tão totalmente integrados que formam uma única unidade física e funcional.
No IAA, a Schaeffler está a apresentar também o Schaeffler Mover, uma plataforma de desenvolvimento autónoma e adaptável, que reúne toda uma série de novas tecnologias da Schaeffler. No coração deste novo veículo conceitual está um sistema de chassi de rolamento com a tecnologia drive-by-wire da Space Drive, que a Schaeffler vê como um facilitador essencial dos carros autónomos. O chassi compreende quatro módulos de canto inteligentes da Schaeffler – cubos de quatro rodas nos quais todos os componentes de acionamento e suspensão são integrados em uma única unidade que economiza espaço. Esse design significa que a plataforma pode ser dimensionada e adaptada para acomodar uma ampla gama de aplicações. O veículo conceitual ganhou recentemente o Prêmio Alemão de Mobilidade, oferecido pelo Ministério Federal de Transportes e Infraestrutura Digital da Alemanha.