Ver todas

Back

Solução de CCU da TecAlliance para aproveitar potencial de vendas

21 Agosto, 2020

A TecAlliance, um dos principais especialistas em dados que conecta o pós-venda digital, fornece ao pós-venda automóvel independente a solução de gestão de dados Carsource Catalog Utility, que combina informações de peças de fabricantes de veículos (OE Data) e dados de frotas internacionais. A Borg Automotive usa esta solução para otimizar a sua gestão de dados e para obter uma melhor perspetiva dos potenciais de mercado, de forma a aproveitar ainda mais todo o potencial de vendas.

Todos os dados relacionados com produtos são agora geridos dentro do sistema PIM, o que permite preencher lacunas na gama de produtos em pouco tempo.

A Borg Automotive é uma das maiores empresas europeias no setor do recondicionamento de peças para a indústria automóvel, produzindo mais de dois milhões de peças recondicionadas por ano. Com as suas quatro marcas DRI, Elstock, Lucas e Re-Ex, a empresa dinamarquesa oferece um portfólio global de peças de qualidade para a maioria dos automóveis e veículos comerciais ligeiros, disponível através de parceiros de distribuição na Europa.

Todos os produtos dos seus oito grupos de produtos fazem parte do TecDoc Catalogue, um dos catálogos de peças sobresselentes líderes a nível mundial, e podem ser encomendados diretamente através da plataforma B2B Order Manager. “Quase todos os nossos clientes, ou seja, revendedores grossistas na Europa, utilizam as soluções TecAlliance nas suas operações. Para a nossa empresa, não fazer parte do sistema nunca foi uma opção. É difícil abrir portas e fazer negócio no pós-venda automóvel europeu sem a TecAlliance”, explica Sten Højland, Diretor de Compras da Borg Automotive. A empresa também confia nos dados de OE e nos dados Vehicles in Operation (VIO) da TecAlliance para a otimização do portfólio de produtos e para análise da concorrência. VIO contém mais de mil milhões de veículos registados em seis regiões geográficas, incluindo mais de 60 características identificadoras dos veículos.

No final de 2017, Sten Højland voltou-se para o seu contacto de vendas de longa data na TecAlliance, Pia Harbo, Diretora Regional de Vendas para os países nórdicos e bálticos, porque estava à procura de uma solução de gestão de informações de produto (PIM).

“A Borg Automotive procurou-nos porque precisava de uma solução que ajudasse a otimizar a sua gestão de produto e a obter uma melhor visão dos potenciais do mercado. Temos capacidade para a fornecer”, afirma Harbo. “Há mais de 25 anos que apoiamos todos os intervenientes no pós-venda automóvel independente no aproveitamento de todas as oportunidades de negócio e na conceção dos seus processos de forma mais eficiente. Não oferecemos apenas soluções orientadas para dados, mas também amplos serviços de consultoria”, acrescenta.

“No que respeita a gestão de dados, enfrentávamos um grande problema: Éramos obrigados a introduzir os nossos dados de produtos duas vezes: uma vez para o TecDoc Catalogue e outra para o nosso próprio website. Isto duplicava o nosso trabalho e, por vezes, existiam diferenças, por exemplo, quando a data de validade de um produto não era aplicada corretamente. Por isso, estávamos à procura de uma solução que nos permitisse trabalhar com um único sistema e que nos ajudasse a otimizar a qualidade dos nossos dados”, afirma Højland. “Naturalmente, tomámos em consideração a solução CCU, porque trabalhávamos com a TecAlliance há vários anos. No entanto, a decisão a favor desta solução não foi tomada de ânimo leve, só depois de comparar ofertas diferentes e analisar exaustivamente até que ponto a solução cumpre os nossos requisitos ”, explica.

Como primeiro passo, a equipa da TecAlliance em Maastricht convidou Højland para um workshop de dois dias, para discutir os requisitos em pormenor. “Os funcionários da Borg Automotive estavam extremamente bem preparados”, relembra Robbert Lasoe, Serviços de Dados de Proprietário do Produto na TecAlliance, que orientou o workshop. “Tinham uma imagem completa de todos os processos de negócios e a qualidade dos seus dados era já de um nível bastante elevado. Isto facilitou o nosso trabalho, porque partilhámos o mesmo entendimento e pudemos partir de uma situação inicial muito boa”, elogia.

“Depois do workshop em Maastricht, ficámos convencidos de que a CCU é realmente a melhor solução para nós. Todas as discussões e informações que recebemos dos funcionários da TecAlliance foram muito profissionais e úteis”, afirma Højland. “Deram-nos muito apoio e empregaram todos os esforços para encontrar uma solução para cada um dos nossos requisitos. Foi e continua a ser um grande prazer trabalhar com pessoas com esta atitude”, afirma. Após a fase de decisão e preparação exaustiva, o projeto de implementação teve início em 2018.

“Uma das maiores vantagens da CCU é a ligação direta à base de dados TecDoc. Já não temos de introduzir e atualizar os nossos dados duas vezes. Todos os dados relacionados com produtos são agora geridos num só sistema, pelo que podem ser usados tanto para a base de dados TecDoc como para o nosso próprio website. Uma vez que 98 por cento dos nossos clientes na Europa utilizam os dados TecDoc, é muito importante que os nossos dados sejam perfeitamente representados no catálogo. As informações de produto devem ser o mais abrangentes e detalhadas possível e os nossos produtos devem estar corretamente associados a todos os veículos compatíveis”, Højland enfatiza.

No entanto, a CCU é mais do que uma ferramenta de gestão de dados para carregar dados para a base de dados TecDoc. As informações sobre frotas internacionais (VIO) e os dados OE (OE Data) estão completamente integrados no sistema, o que permite que a Borg Automotive compare os seus dados com dados OE, analise o seu portfólio de produtos em comparação com a concorrência e identifique potenciais lacunas e potencial de vendas ao nível do produto.

Durante a fase de implementação, os especialistas em dados da TecAlliance deslocaram-se duas vezes à Dinamarca para responder a questões e ajudar os gestores de dados a fazer o melhor uso da solução. “Temos sempre muito gosto em apoiar os nossos clientes com serviços de consultoria, quer necessitem da nossa ajuda antes, durante ou após a implementação das nossas soluções. No local, explicámos todos os detalhes da solução em condições de trabalho reais”, explica Arvid Maas, Consultor Técnico na TecAlliance. “Era evidente que a sua gestão de dados era já muito profissional e foi uma grande experiência para nós levá-la a um nível ainda mais alto. Partilhamos a crença da Borg Automotive no valor dos aperfeiçoamentos sistemáticos contínuos como base do sucesso. Na nossa caminhada conjunta, demos o nosso melhor na implementação da solução, para que esta se adequasse da forma ideal aos processos internos e requisitos da Borg Automotive. Naturalmente, estamos sempre disponíveis em caso de questões, mesmo após o lançamento oficial da solução”, acrescenta.

“Usamos a CCU há um ano e continuamos muito satisfeitos. Todos os funcionários que trabalham com o sistema estão realmente satisfeitos. Se existirem novos carros no mercado, têm os dados disponíveis desde o primeiro dia. Podem ver quais dos nossos produtos são adequados e associá-los diretamente aos veículos, com base nos novos Números de Implementação de Novo Produto (números NPI). É como se a informação necessária para aumentar as oportunidades de vendas nos fosse entregue numa bandeja de prata”, resume Højland. “Além disso, também podem obter uma lista de lacunas e ver quais as ligações em falta. Temos de manter os dados atualizados e garantir que a nossa gama de produtos está sempre completa – para quatro a oito grupos de produtos. A CCU torna este trabalho bastante mais fácil”, afirma.

PALAVRAS-CHAVE